Não é você, é Deus: Nove Lições para Rompimentos


Alguns dos dias mais difíceis na vida de um solteiro podem ser aqueles logo após um término de relacionamento. Nesse relacionamento, você arriscou seu coração. Comprou presentes. Criou memórias. E sonhou seus sonhos junto com outra pessoa – e agora tudo acabou. Então você volta à estaca zero, a procura do casamento e se sente até mais sozinho, novamente nesse ponto, e mais longe do altar, por causa de tudo o que você passou e perdeu.

Ninguém entra num relacionamento esperando que ele termine. Muitos de nós ficamos agitados, ansiando pelo dia do casamento. Estamos procurando, às vezes freneticamente, por amor, afeto e segurança e cumplicidade e comprometimento e intimidade e ajuda. Afinal de contas, Deus parece querer que a maioria de nós se case (Gênesis 2: 18; Provérbios 18: 22; I Coríntios 7:2 e 9). Mas isso com certeza não faz com que casar-se seja algo fácil a se fazer.


A Dor da Intimidade Quando não se Chega ao Matrimônio

A realidade é que bons relacionamentos cristãos frequentemente acabam antes da cerimônia de casamento para nunca mais se recuperarem. A dor corta profundamente e dura mais do que a maioria das dores que os jovens já tinham sentido até então em suas vidas. Sinto isso muito profundamente, mesmo enquanto apenas digito essas palavras. É uma das coisas mais difíceis de escrever ou falar a respeito. A dor da intimidade que ficou aquém do matrimônio.

Términos de namoro na igreja são dolorosos e desconfortáveis, e muitos de nós temos ou teremos que andar por essa estrada escura e solitária. Então, aqui vão nove lições para criar esperanças e amarmos uns aos outros, quando cristãos se voltam a se tornar “ainda-não-casados”.

1 - Tudo bem chorar – e você deveria mesmo fazer isso.

Fins de namoro quase sempre machucam. Talvez você não perceba o fim se aproximando, e, de repente, a outra pessoa não quer mais continuar. Talvez vocês estivessem convencidos de que as coisas precisariam de um fim, mas sabia o quão difícil seria dizer isso. Talvez vocês estivessem juntos há anos. Talvez vocês amem ambas famílias e os amigos em comum. Sem a cerimônia formal e o pacto de casamento, não é divórcio, mas pode ser muito parecido.

É similar ao divórcio por uma razão. Você não foi feito pra isso. Deus engendrou o romance para se expressar através da fidelidade e lealdade – em uno (Gênesis 2: 24; Mateus 19: 9; I Coríntios 7: 2; 13). Porque o namoro é uma etapa preparatória para o casamento, o plano de Deus para o nosso casamento é correlato aos planos D’ele para o nosso namoro. Um namoro que se afunda ou se desgasta muito rápido, e sem cuidado, não representa as intenções de Deus.

Isso não significa dizer que todos os relacionamentos devam terminar em casamento, porém isso significa que os términos vão doer. Tristeza durante o processo de afastamento não somente é apropriado, com é bom. Não é algo para se esconder ou se envergonhar. Deus te criou para se alegrar e prosperar num amor que dura, como o duradouro amor de Cristo por sua noiva. Então, sinta-se livre para sentir, e saber que sua dor aponta para algo bonito sobre seu Deus e Seu eterno amor por você.

E se não dói, provavelmente deveria doer. Se você consegue entrar e sair de romances sem dor ou remoroso, parece que algo está fora do lugar. Isso não significa que você deva ficar em pedaços depois de cada término, mas deve haver a impressão de que isso não é certo – o que aconteceu não é o que deveria ser. Corações não foram feitos para ser emprestados (“e devolvidos n.t”). Deus precisa mostrar a alguns de nós a gravidade de relacionamentos falhos por causa daquilo que eles, erroneamente, sugerem sobre a Ele e Seu amor pela Igreja.

2 - Não tente de novo tão depressa.

Conhecer e abraçar o plano de Deus para a permanência no casamento e no namoro nos ajudará a nos sentir da forma correta e nos ajudará também a tomar os próximos passos na procura pelo casamento de forma mais cuidadosa. Um dos piores, e mais comuns, erros é ir rapidamente para a próxima tentativa. Especialmente na era dos relacionamentos virtuais e das redes sociais, não temos muito trabalho para achar um próximo pretendente.

Afeto pode ser um vício. Se você já esteve em algum relacionamento, andou de mãos dadas, viu sorrisos, trocou mensagens, experimentou a doçura da atenção e afirmação de outrem, você vai querer mais. Mas se nós levamos Deus a sério, nossos atuais, “exzes”, e futuros pretendentes, todos nós, esperaremos juntos. Oraremos e namoraremos paciente e cuidadosamente. É muito fácil deixar uma trilha de pessoas feridas enquanto procuramos por um parceiro.

É mentira pensar que você não está indo em direção ao casamento se você não está namorando agora. Às vezes, a melhor coisa que se pode fazer para o um possível futuro cônjuge é não namorar. Se sua história parece uma série, é tempo de terminar com o namoro por enquanto. Pode ser o momento de se recuperar, crescer, e descobrir um novo ritmo para um futuro relacionamento.

3 - Você pode ter falhado, mas Deus não.

O relacionamento pode ter acabado por causa de algum desvio ou falha de caráter. Existem algumas coisas sobre nós – fraquezas, padrões comportamentais – que podem nos desqualificar para o casamento com uma determinada pessoa. Mas isso não anula a Graça de Deus para (e através de) em nós.

O pecado no relacionamento é algo bastante visível e doloroso. De acordo com que deixamos nossas vidas mais e mais entregues ao nosso próprio coração, o pecado fica mais propenso a se mostrar e machucar a outra pessoa mais profundamente. Na medida certa, esse é o bom e adequado risco que todo pacto Cristão. Conforme as pessoas se aproximam, e isso é necessário dentro da vida em comunidade, nosso pecado inevitavelmente se torna mais perigoso. A nossa bagunça pode se espalhar sobre os outros, e a dos outros sobre nós.

Contudo, quem quer que tenha falhado no namoro, não foi Deus. Porque as promessas de Jesus de nunca nos deixar e nos abandonar são verdadeiras, em todos os momentos e em qualquer “status de relacionamento”. Se você confia em Deus para perdoar seu pecado e persevera em segui-Lo e Sua palavra: Deus nunca te abandonou, nem nunca abandonará. Deus não deixa de te amar quando você termina com alguém – mesmo que você seja o motivo do fim do namoro. Os propósitos d’Ele são maiores que os seus erros.

4 - Você fica melhor quando ama e perde.

Há uma única vergonha e “desvirtuosidade” em términos de relacionamento. O amor e os relacionamentos podem ser celebrados na igreja melhor do que em qualquer outro lugar porque nós (certamente) amamos o casamento. Infelizmente, essas mesmas convicções, constantemente, fazem do assunto “fim de namoro” uma conversa desconfortável – na melhor das hipóteses embaraçoso e na pior humilhante e um escândalo.

Você pode estar se sentindo lesado, e arruinado diante de Deus e diante dos outros. Porém o mais difícil de acreditar, e ao mesmo tempo mais bonito, é que quando você termina, você se torna uma pessoa melhor. Se em a nossa tristeza nós olhamos para o Senhor e nos arrependemos de qualquer pecado que tenhamos levado para nosso relacionamento, nos tornamos mais preciosos para o Pai Celestial do que jamais fomos, e ele está usando cada segundo da sua dor, fracasso ou lamento, para te fazer mais daquilo que ele te criou para ser e te dar mais daquilo que Ele criou para te alegrar – Ele mesmo.

Quando um galardão nos é tirado, nós nos lembramos do quão pequena é nossa distância de Cristo e da fortuna que Ele nos dá através do Seu sangue. Ele se tornou, para nós, sabedoria para os tolos, retidão para os pecadores, santificação para os caídos e redenção para quem está perdido e com medo (I Coríntios 1: 30) – e afeto, identidade e segurança para a mulher ou o homem solitário que estão se recompondo após o fim do relacionamento. Logo, mesmo na soma dos danos do fim de um namoro, temos o que comemorar, desde que nossa comemoração esteja em tudo que Cristo representa para nós (I Coríntios 1: 31).

Em Jesus, Deus está sempre fazendo o bem para você. Não há circunstância que você encare que Ele não tenha planejado para te dar em abundância vida, liberdade e alegria. Ele ama mais a nossa alegria permanente n’Ele do que nosso conforto temporário hoje. Ele fará essa troca a qualquer hora, e nós podemos nos alegrar nisso. Saiba que Deus está fazendo o bem, mesmo que você se sinta mal.

5 - Mesmo que vocês não possam ser amigos por ora, vocês são irmãos para sempre.

Para namoros cristãos, o término nunca é o fim. Mesmo que soe apelativo para você, vocês estarão juntos na eternidade (Apocalipse 7:9; 10). E isso acontecerá num novo mundo onde ninguém é casado e todos são felizes (Mateus 22: 30; Salmos 16: 11). Parece legal, não? Então o que significa seguir adiante e pensar nos “exzes” sob a luz da Eternidade?

Enquanto ex-namorados não se encontram novamente no Paraíso, eles podem não conseguir ser amigos em terra. E isso não é, necessariamente, pecaminoso. Na verdade, em diversos casos, a coisa emocional e espiritualmente mais saudável a ser feita é criar espaços, limites. Corações que passaram por experiências difíceis, em qualquer nível, precisam se recuperar e desenvolver novas expectativas.

Reconciliação não exige proximidade. Requer perdão e amor fraternal. Você pode começar por orar pelo ex, mesmo quando você não consegue conversar com a pessoa. Ore para que a fé dessa pessoa aumente, para que Deus ponha irmãos e irmãs crentes ao seu redor, que possam ajudar a pessoa a recuperar as forças, que os faça parecer mais com Jesus.

Precisamos aprender a viver hoje com nossos relacionamentos, velhos e novos, sob a luz da Eternidade. Nossa paciência, bondade e perdão durante fins de relacionamento resplandecerão em relação às egoístas, vingativas respostas moldadas pela TV e adotadas impensadamente pelo resto do mundo.

6 - “Não é você. É Deus” não é suficiente.

Esse é um daqueles bordões famosos em fins de relacionamento cristãos. “Deus me levou a fazer isso”. “Deus me disse que precisamos terminar”. “Tive uma visão num arbusto enquanto estava indo para a escola, e nós não estávamos juntos nela”. Tudo isso pode vir à tona como “Olha, não é você. É Deus”. Deus pode muito bem te levar a terminar, mas não O use como bode expiatório. Naquilo que são seus próprios pecados, peça perdão no que é necessário. Assim sendo, seja honesto sobre como você chegou a essa decisão, como Ele deixou clara que era essa direção para você. Claro, algumas coisas serão inexplicáveis, mas tente encontrar os fatores explicáveis. Isso não é uma licença para dizer palavras ofensivas, e sim palavras que ajudem (mesmo que elas possam doer a início).

O sábio é não estar sozinho em sua decisão para terminar. Seu namorado ou sua namorada podem não concordar, mas é necessário dividir essa decisão com alguém que ame a Jesus e também o casal. Procure alguém que possa avaliar seu coração na possibilidade de você apenas querer sair do namoro. Será muito melhor se for uma pessoa casada. Converse com essa pessoa sobre quais são as coisas que devem ser preservadas durante o casamento e veja o que ela pensa sobre sua “decisão de término”.

Nossa imaginação, principalmente durante crises emocionais, pode ser uma arma que satanás usa contra nós mesmos para o nosso mal. Quando deixamos tudo vago e “espiritual”, o parceiro (ou parceira) pode não enxergar dessa maneira. E aí, na maioria das vezes, criar mentiras que vão acabar sendo destruidoras.
Dê informação suficiente para que o outro saiba como Deus o fez chegar a essa decisão em vez de simplesmente se afastar e deixar a pessoa na pior.

Eu disse “suficiente” porque há várias coisas verdadeiras, mas que não ajudam em nada, a serem ditas. Novamente, leve os pontos que você considera importantes para terminar para um irmão ou irmã em Deus e os avalie junto com essa pessoa antes de repassá-los para o seu possível futuro ex. No final, eles não precisa concordar com o término, mas é mais amável ajudar as pessoas diante do que está claro para você e do encerramento de uma fase que você sente. Isso os libertará e os fará crescer e superar mais rápido e com menos questionamentos.

7 - Seu Pai conhece suas necessidades.

As pessoas provavelmente questionam isso na eminência de um término, mas Deus conhece sim as nossas necessidades e Ele nunca tarda em supri-las. Ele pode revelar a você coisas sobre aquilo que você achava que precisava. Ou ele pode simplesmente te mostrar o quanto você precisa d’Ele muito mais do que de qualquer outra coisa ou pessoa.  Deus dá de comer aos pássaros que não trabalham para se sustentar (Mateus 6: 26). Cultiva flores e faz elas bonitas, mesmo que sejam cortadas, pisoteadas, comidas ou congeladas em questão de dias ou semanas (Mateus 6: 28-30). Quanto mais esse Pai cuidará de você, que é filho Dele comprado a preço de sangue?

Se você pede um marido, Ele não te dará uma cobra. Se pedir uma esposa, não te dará um escorpião. Mesmo quando parece que Ele te feriu, e não o fez. Ele te ama. Ele sabe o que é melhor para você. E tudo é d’Ele. Tudo.

Uma coisa que Deus nos providencia através de fins de relacionamento é deixar claro – através de qualquer maneira que seja, e por qualquer razão que seja – que aquele não era o relacionamento que Deus queria que se tornasse nosso casamento. O cerne do namoro cristão é procurar clareza, certeza, para saber se estamos com a pessoa certa muito mais do que procurar intimidade. Isso pode ter um gosto amargo no momento de terminar, mas se você estiver buscando clareza, terminar não será de tudo ruim.  Nós sabemos que algumas das notícias que mais precisamos só encontraremos mais na frente do caminho.

Confie n’Ele para que Ele te sustente sempre, você se casando ou não. E se você se casar, saiba que Ele é quem trouxe o homem ou mulher com as imperfeições que você precisava.

8 - Aprenda com a perda.

Uma das grandes vitórias de satanás em fins de namoro é convencer o menino ou a menina de que “foi tudo culpa da outra pessoa. Eu já cheguei pronto para ser marido(ou mulher)” A verdade é que ninguém – casado ou não – chega completamente nesse nível de glória. Somos todos falhos e preenchidos pelo Espírito, e estaremos sempre amadurecendo e nos aprimorando como pessoas e cônjuges – no presente e no futuro.

Depois de a onda emocional quebrar e se dissipar, passe um tempo sozinho, e com um amigo próximo avalie onde Deus está te ajudando nesse processo. Identifique alguma área da sua vida que você queira agir com mais graça, discernimento, ou demonstrar mais fé – ser mais parecido com Jesus – e seguir adiante.
Você não terá muitas encruzilhadas emocionais tão intensas, pessoais e específicas quanto um término de namoro. Então, verdadeiramente, essa é uma oportunidade única de um momento de introspecção, com o suporte e o balanceamento de outros crentes por perto.

9 - Jesus te ajudará a encontrar alegria nas sombras de um coração partido.

Quando nos sentimos sozinhos e abandonados, é realmente difícil de acreditar que alguém realmente saiba pelo que estamos passando. Em relação às pessoas bem intencionadas ao seu redor isso pode até ser verdade e talvez elas não saibam mesmo, mas não é verdade para Jesus.

Jesus veio e sofreu para que os que sofrem tenham esperança: "Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça. Em seu nome as nações porão sua esperança". (Mateus 12:20-21)

A alegria não está em saber que Jesus sofreu. Não há muito conforto nisso. A alegria está em saber que Ele sofreu e morreu em seu lugar e ressuscitou para dar fim ao sofrimento de Seus santos. Jesus salvou o mundo derrotou o diabo através do Seu sofrimento, e seu sofrimento está no meio da sua caminhada com Cristo – nesse caso, através de um término de relacionamento – e une você àquela vitória, a maior vitória já ganha. Para aqueles que esperam em Cristo, toda dor – cânceres inesperados, críticas injustas, um término repentino – tem um prazo para expirar e ser reavaliada até que nos unamos em amor com nosso Salvador.
Jesus veio antes das pessoas para pavimentar o caminho para a alegria. Nós vivemos, sobrevivemos, e prosperamos por olharmos para ele.

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:2) A alegria que vem de Deus tem de ser nossa primeira e maior razão para lutar para pela felicidade – não apenas para sobreviver – depois de um fim de namoro.

Se você acredita nisso, faça o melhor que pode dos seus fins de relacionamento, sabendo que Deus escolheu esse caminho especialmente para você. Seja grato por isso. Nenhum que relacionamento que venhamos a ter durará para sempre, mas as coisas boas que eles te fizerem – mesmo as dolorosas, sim, mesmo os colapsos – irão.

Fonte: Metendo a Sola
Tradução: João Fiorot
Autor:
Marshall Segal