Uma biografia de Susannah Spurgeon - incompleta

A posição da esposa de um grande homem e particularmente de um grande ministro, não somente é uma grande dificuldade como também uma chamada ao exercício de desinteresse e sacrifício pessoal que é totalmente  contrário aos instintos naturais da natureza humana. A esposa de um pastor além dos seus afazeres domésticos tem que levar sobre os seus ombros uma carga de responsabilidade que uma esposa comum não conhece e tal é a  multidão de seus deveres que bem poderia subjugar  um homem forte e vigoroso. Se é verdade dentro do sentido geral, que aquele que achou uma esposa uma coisa boa e o favor de Deus, quanto mais é o caso do ministro que é encorajado e ajudado pela sua companheira na vida. Os membros das igrejas cristãs pouco sabem o que eles devem às esposas dos seus pastores e quando, por via de um fraco elogio, eles declaram que a senhora do pastor fez o que ela pôde, a expressão normalmente insinua uma qualificação que o trabalho poderia ter sido maior ou melhor. Muitos desses que olham assim o trabalho da esposa do ministro fazem  um décimo do bem no mundo que pode ser colocado no crédito dela.

Nenhum exemplo mais importante das possibilidades que a posição da esposa de um pastor oferece, poderia ser dado suas irmãs do que o da Sra. C. H. Spurgeon cuja morte no dia 22 de outubro de 1903, deixou a Igreja mais pobre que antes. Chamada a uma posição de dificuldade rara ainda muito nova, o  seu marido se elevou em deslumbrar as alturas da popularidade que poucos poderiam ter suportado sem serem tomados pelo orgulho, foi uma provação para a menina que se viu assim de repente em proeminência. Então quando as tempestades do abuso, e a difamação sem dinheiro vieram sobre a cabeça do seu amado, ela poderia ter sido esmagada e quebrada, mas ela suportou e pelas palavras de conforto dela, do seu forte afeto e a sua devoção e fé, ajudaram-no a resistir ao vento forte. Em todas as frentes do trabalho dele ela colocou o seu coração  e alma, e ela se restringiu a fazer ajuda financeira às várias causas, e mesmo nos menores detalhes ela agiu para com o seu marido como um mordomo fiel do Deus a quem ela servia. Nunca uma mulher cumpriu o voto de matrimônio mais fielmente. Em doença e em saúde, em circunstâncias boas e más, ela foi o apoio dele e seria difícil de achar outra mulher em qualquer lugar que apesar das circunstâncias e condições adversas, doente e fraca, fez tal trabalho monumental para Deus. A sua vida foi uma longa abnegação. A sua vida é um exemplo brilhante do que pode ser feito por uma mulher fraca que se dedica ao serviço do Mestre e não só como a esposa de Charles Haddon Spurgeon. A Sra. Spurgeon vive na memória de todos os verdadeiros cristãos,  como a mulher que achou consolo sofrendo e auxiliando às necessidades de outros. 
 
Capítulo 1 – Primeiros Anos  

A Sra. SPURGEON nasceu no dia 15 de janeiro de 1832, e os dias de da sua mocidade foram gastos em parte nos subúrbios Sulistas e em parte na Cidade de Londres que na época era residencial. No mundo político estavam ocorrendo às vezes guerras e rumores de guerras, mas provavelmente pouco do tumulto das nações foi do conhecimento daquela jovem, porque não era permitido na época às meninas inglesas ler os jornais e não eram encorajadas a darem suas opiniões nos mais recentes eventos do dia. O pai dela, Sr. R. B. Thompson, e a mãe dela assistiram a Capela de New Park Street, Southwark, de vez em quando, e a sua filha Susannah os acompanhava,  de forma que ela estava familiarizada com o ministério do Pastor James Smith (depois de Cheltenham). Pastor pitoresco e áspero, mas bem versado na arte santificada de trazer almas a Cristo.

Exposta a uma família religiosa e tendo amigos cristãos sérios,  Susannah Thompson não era indiferente à importância da religião na vida individual, mas estava por meio de um sermão de romanos 10:8, "A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração.” que a menina foi despertada pela primeira vez para a sua necessidade pessoal de um Salvador. "Naquele culto", diz ela, "eu dato o amanhecer da verdadeira luz em minha alma. O senhor disse a mim, pelo seu servo: “me dê o teu coração, e, constrangida pelo seu amor, aquela noite testemunhou minha resolução solene de rendição inteira a Ele.”. 

Por esses dias não havia nenhuma Sociedade de Empenho Cristã, e poucos tentavam encorajar os jovens recém convertidos a se ocuparem do serviço de Deus. A falta de comunhão com espíritos jovens aparentados e a falta de trabalho Cristão para ocupar a mente e conduzir a conhecimento adicional de Deus, era, sem dúvida, mais responsável para um estado de frieza e indiferença que em pouco tempo roubava a alegria da alma que tinha se convertido. "Tempos de escuridão e dúvida tinham me assaltado", ela diz, "mas eu tinha mantido todas as minhas experiências religiosas cuidadosamente escondidas em meu próprio coração", a hesitação e reserva neste respeito que é a causa, no julgamento de Sra. Spurgeon da condição doentia e sonolenta da sua alma. Era nesta conjuntura que ela veio a conhecer o  homem que seria mais querido a ela do que todos os demais.     

Capítulo 2 - Primeiro Contato com C. H. Spurgeon 

Na manhã de domingo, 18 de dezembro de 1853, Charles Haddon Spurgeon, então um jovem rural desajeitado de dezenove anos, pregou pela primeira vez no púlpito da Capela de New Park Street. Susannah Thompson estava em companhia do velho Sr. e Sra. Olney, mas ela não foi para o culto matutino, mas ouvir os membros da família de Olney quando eles voltaram do culto matutino, elogiando o pastor que havia pregado, e em comum acordo com outros da congregação, eles estavam determinados que à noite os muitos assentos vazios que tinham desencorajado obviamente e tinham desconcertado o ministro jovem, deveria ser ocupados. Os amigos e conhecidos foram chamados e foram para a Capela de New Park Street e como resultado à noite a igreja estava cheia. 

Susannah Thompson estava lá, mais para agradar os seus amigos. A capela estava cheia, um silêncio caia sobre a multidão, e todos os olhos, enquanto incluindo esses da moça jovem, se voltaram para o púlpito. Afinal  o pastor entrou vivamente. Senhorita Thompson estava chocada. Isto estava totalmente ao contrário das idéias dela do que um pastor deveria ser. Charles Haddon Spurgeon era evidentemente jovem. As suas roupas tinham as marcas do alfaiate da aldeia em todas as partes; o seu pescoço redondo era envolvido por uma faixa de cetim preto, e na sua mão levava um lenço azul com manchas brancas! Quem permitiu alguém tão jovem no púlpito do Dr. Gill e Dr. Rippon? E com aquele pensamento na sua mente preconceituosa ela se determinou: “Susannah Thompson ouça o que ele tem a dizer.”. "Ah!" a Sra. Spurgeon escreveu depois de alguns anos: "quão pouco eu pensei então quando meus olhos o fitaram que ele seria o amado da minha vida; quão pouco eu sonhei com a honra que Deus estava preparando para mim no futuro próximo! É uma misericórdia que nossas vidas não são deixadas para nós as planejarmos, mas que o nosso Pai escolhe para nós quem nos convém. Para que a verdade completa seja contada, eu não fiquei fascinada pela eloqüência do jovem orador, porque a maneira desengonçada dele e sua fala excitaram mais pesar que reverência. Ai, para meu coração vão e tolo! Eu não estava espiritualmente despertada o bastante para entender a apresentação séria dele do Evangelho e o alegar poderoso dele com os pecadores;  mas a faixa enorme de cetim preto, o cabelo longo mal-aparado, e o lenço de bolso azul com manchas brancas foi o que atraiu mais a minha atenção e isto despertou em mim um pouco de sentimentos de diversão. Havia só uma parte de todo o sermão que eu levei comigo, e somente em razão de ter parecido a mim uma coisa extraordinária o pastor falar de: “pedras vivas no Templo Divino perfeitamente unidas com o cimento do sangue de Cristo.”. 

Quando C. H. Spurgeon aceitou o pastorado da Capela de New Park Street finalmente, Senhorita Thompson o conheceu freqüentemente na casa de Sr. e Sra. Olney, embora nem o pastor nem a esposa dele já pudessem recordar a primeira apresentação deles um ao outro. A jovem parecia ter superado os seus preconceitos  e freqüentemente foi ouvir o novo ministro. Não demorou para que os apelos sérios dele a despertassem e ela percebeu que a sua vida de indiferença e de falta de serviço estava longe do que deveria ser. 

"Gradualmente eu fiquei alarmada com meu estado e parti em busca de ajuda espiritual e orientação do Sr. William Olney (o segundo filho de Olney, e meu primo através de matrimônio), que era um trabalhador ativo na Escola Dominical de New Park Street, e um verdadeiro conselheiro de jovens. Ele pode ter falado com o novo pastor a meu respeito - eu não posso dizer; - mas um dia eu fui apanhada com grande surpresa em receber do Sr. Spurgeon uma cópia ilustrada de O Peregrino no qual ele tinha escrito a inscrição “Senhorita Thompson, com desejos para o seu progresso na peregrinação santificada, de C. H. Spurgeon, 20 de abril de 1854.”. "Eu não penso", continua a Sra. Spurgeon "que meu amado teve naquele momento qualquer outro pensamento relativo a mim do que ajudar uma alma lutando em seu espírito; mas eu fiquei grandemente impressionada com a preocupação dele por mim, e o livro foi muito precioso como também útil. Gradualmente, entretanto, com muito tremor, eu lhe contei o meu estado diante de Deus e ele orou por mim, conduzindo-me, segundo suas explicações, suavemente ao  poder do Espírito Santo para a cruz de Cristo, para a paz e perdão que a minha alma cansada estava almejando. 

Neste tempo cresceram a intimidade e a amizade do par jovem, embora da parte da Senhorita Thompson, de qualquer modo, não houvesse qualquer pensamento de amor. Porém, ela nos fala que ela era mais feliz do que ela tinha sido desde os dias na Capela de Poultry quando ela foi trazida a primeira vez aos pés de Cristo, e está claro que o pastor que tinha levado Londres através da tempestade, tinha sido uma real bênção espiritual para esta menina jovem e quieta que agora sentava regularmente na congregação dele.     

Capítulo 3 - O Amanhecer do Amor   

A maneira e circunstâncias nas quais C. H. Spurgeon declarou o seu amor pela Senhorita Thompson eram muito características dele. No dia 10 de junho de 1854, uma grande festa de amigos conectada com a Capela de New Park Street estava presente à abertura do Palácio Cristalino a Sydenham, inclusive o pastor e a menina jovem q quem ele tinha feito tal valiosa ajuda espiritual. "Nós ocupamos alguns assentos elevados", diz a Sra. Spurgeon, "ao término do Palácio onde o grande relógio está agora fixado. Enquanto conversávamos, ríamos e nos divertíamos, o  Sr. Spurgeon me deu um livro no qual ele havia feito algumas citações particulares como estas: “'O que você acha  da sugestão do poeta nesses versos?”. O volume era a Filosofia Proverbial de Martin Tupper, então recentemente publicado. O dedo apontando guiou meus olhos ao capítulo “O Matrimônio” do qual as orações de abertura corriam assim "'Busque uma boa esposa no teu Deus, porque ela é o melhor presente da Sua providência. Se você não tem ainda uma esposa ela está vivendo na terra agora. Então pense nela e ore por ela!”.

"Você ora por quem será o seu marido?”' disse suavemente ao meu ouvido – tão suavemente que ninguém mais ouviu o sussurro. "Eu não me lembro que a pergunta recebeu qualquer resposta vocal; mas meu coração que bateu rápido enviando um rubor às minhas bochechas e os meus olhos que temiam revelar a luz que imediatamente se apoderou deles, podem ter falado um idioma que o amor entendeu. Daquele momento uma pequena moça muito quieta e sentada ao lado do seu jovem pastor, não conseguiu mais se entreter com as coisas que estavam ocorrendo no palácio, uma vez que uma multidão de emoções recentemente despertadas estavam palpitando dentro do seu coração. Nem o livro nem suas teorias foram aludidas novamente, mas quando as formalidades da abertura acabaram, e foi permitido às visitas deixarem os seus assentos, a mesma baixa voz sussurrou novamente: "você deseja passear em volta do palácio comigo?”. Como nós obtivemos licença do resto da festa, eu não sei; mas nós vagamos juntos por muito tempo, não só no próprio edifício maravilhoso, mas nos jardins e até mesmo até o lago ao lado do qual as formas colossais de monstros extintos foram modeladas.". "Durante aquele passeio naquele dia memorável em junho, acredito eu", escreveu a Sra. Spurgeon, alguns anos antes da sua morte, “o próprio Deus uniu nossos corações em laços indissolúveis de verdadeiro afeto, e, embora nós não tivéssemos conhecido isto, nos deu para sempre a um ao outro.”.

Daquele tempo nossa amizade cresceu amadurecida em amor mais profundo rapidamente, um amor que vive como verdadeiramente em meu coração hoje, sim, e mais solenemente e fortemente que naqueles primeiros  dias; porque, contanto Deus tenha chamado o meu amado para um serviço mais elevado junto dEle, deixou-me a consolação de ainda amá-lo com todo o meu coração, e crer que o nosso amor será aperfeiçoado quando nós nos encontrarmos naquela terra abençoada onde o Amor reina supremo e eterno.". Charles Haddon Spurgeon  sussurrou o amor dele no meio de uma multidão, e fez isto conhecido pedindo para a senhora da sua escolha  que orasse pelo seu futuro marido.     

Capítulo 4 - Dias de Namoro 

Menos de dois meses depois do incidente no Palácio Cristalino, C. H. Spurgeon pediu formalmente a mão de Susannah Thompson. Eles estavam no pequeno jardim antigo do avô da menina, com suas paredes de tijolo altas, caminhos de pedregulhos diretos, formais e gramado pequeno, - "bastante triste e não romântico para uma declaração de amor", como a Sra. Spurgeon descreveu isto. "Mas", ela diz, “as pessoas não têm particularmente nenhum cuidado com a seleção de ambientes em tal momento. Nestes dias eu penso naquele velho jardim como um lugar sagrado, um paraíso de felicidade, desde lá meu amado me buscou para ser sua, e me falou quanto ele me amava. Embora eu pensasse que eu já soubesse isto, era uma questão muito diferente ouví-lo dizer isto, e eu tremi e estava calada com a mesma alegria.". Não sabemos o que disse o namorado, mas a Sra. Spurgeon disse que a confissão verbal foi "maravilhosa", e escrevendo quarenta anos depois ela poderia perguntar, se “já houve tal felicidade radiante na terra antes?". Eles eram uma só pessoa em coração, em alma, em inclinação, e até mesmo nesta fase o grande pastor tinha comunicado à sua noiva muito da própria espiritualidade e seriedade dele. Havia mais que mero afeto terrestre no amor deles, de um pelo outro, e ambos revelavam que realmente o dedo de Deus tinha marcado a união deles. "Para mim", diz a Sra. Spurgeon, "era um tempo tão solene quanto doce; e com um grande temor em meu coração, deixei o meu amado e, correndo para casa subi ao quarto superior, ajoelhei-me diante de Deus e O louvei e Lhe agradeci com lágrimas felizes pela Sua grande misericórdia em dar´m,e o amor de um  tão bom homem. Se eu tivesse sabido, então quão bom ele era e quão grande ele se tornaria, eu deveria ter sido subjugada, nem tanto com a felicidade de ser dele, quanto com a responsabilidade que tal posição requereria.". 

No diário que a jovem menina jovem escrevia ela fez um registro daquele dia memorável deste modo: 2 de agosto de 1854 - "é impossível escrever abaixo tudo aquilo que aconteceu esta manhã. Eu só posso adorar em silêncio a misericórdia do meu Deus, e louvá-lo por todos os Seus benefícios.". A senhorita Thompson assistia agora bem regularmente a Capela de New Park Street, e não levou muito tempo para que ela procurasse a  sociedade e se tornasse uma candidata ao batismo. O pastor lhe pediu que escrevesse a sua confissão de fé, provavelmente para a própria leitura pessoal dele, e isto ela fez tão satisfatoriamente que isto provocou uma carta de reposta dele dizendo da alegria de ver o trabalho da graça na alma dela. Ele escreveu: “Eu sabia que você realmente era uma filha de Deus, mas eu não pensei que você tinha sido conduzida em um tal caminho. Eu vejo que meu Mestre tem arado profundamente e colocou a semente bem no fundo, lutando com os torrões de terra que agora fazem seu suspiro íntimo com angústia. Se eu conheço qualquer coisa sobre sintomas espirituais, eu penso que eu conheço uma cura feita em você. Repare que eu não escrevo agora como seu amigo e admirador, mas imparcialmente como seu pastor. Querida comprada pelo sangue do Salvador, você é para mim o presente de um Salvador, e meu coração está cheio a transbordar com o pensamento de tal grande bondade. Eu ergo ao alto a  minha voz de alegria às múltiplas misericórdias do Senhor. Há ainda muitas lições por vir, mas tudo que nos acontece, dificuldade e adversidade, doença ou morte, nós não precisamos temer uma separação final, de um ao outro ou ao nosso Deus. Os favores mais escolhidos possam ser teus, possa o Senhor do Pacto ser o Teu companheiro, que as tuas súplicas possam ser respondidas, e possa a tua conversação versar sobre estar com Jesus no Céu! Adeus. Eu a recomendo ao meu Deus e ao Deus de meu pai. Seu, com puro e santo afeto como também amor  terrestre, C. H. Spurgeon". 

Seguramente é a carta de um noivo notável e de que fala bem alto do caráter do escritor e do destinatário.  C. H. Spurgeon tinha dito que havia outras lições por  vir que ela poderia aprender completamente, e isto não só foi verdade na experiência da alma dela, mas também na preparação e educação para a posição da esposa de um ministro. Algumas destas lições, a própria Sra. Spurgeon nos falou, estava longe de lhe agradar, mas ela as aprendeu bem, e se tornou mais forte e mais séria para o ensino. Às vezes o pastor seria muito absorvido na sua grande e importante missão, quando sobre pregar, que ele não a reconheceria e somente a cumprimentaria com um aperto de mão como sua noiva entrando na igreja, como se ela fosse alguma conhecida e casual visita. Uma vez  houve uma experiência mais difícil. C. H. Spurgeon deveria pregar num grande corredor em Kennington em uma certa tarde e a senhorita Thompson o acompanhou até lá em um táxi. O pavimento fora do edifício estava repleto de pessoas como também o corredor de entrada e a escadaria que conduzem ao auditório, e a moça teve um duro trabalho lutando para passar pela massa de pessoas tentando manter-se próximo do seu noivo. De repente ele foi recolhido por uma porta lateral, deixando à senhorita Thompson administrar como melhor ela pôde na multidão que apertava  avidamente para entrar no corredor. O fardo de almas estava caindo pesadamente sobre o pastor, e ocupado com o a mensagem que ele deveria entregar, tinha esquecido em alguma parte a sua pobre noiva. 

Os sentimentos da senhorita Thompson ao que ela considerou um desprezo imperdoável, pode ser imaginado facilmente. "No princípio", ela diz, "eu estava totalmente confusa, e então, eu estou arrependida de ter que confessar, eu estava brava.". Ela voltou para casa, sem fazer qualquer esforço adicional para adquirir um assento, e a indignação dela e aflição aumentaram momentaneamente, imediatamente. Mas a menina jovem possuiu aquele melhor dos dons de uma mãe sábia e amorosa que com o maior tato buscou acalmar o furor da sua filha. "Ela argumentou" sabiamente, diz a Sra. Spurgeon, que meu marido escolhido não era nenhum homem ordinário, que toda a vida dele foi dedicada absolutamente a Deus e ao Seu serviço, e que eu nunca devo, nunca, tentar impedi-lo tentando ter o primeiro lugar no coração dele. Agora, depois de muita deliberação boa e amorosa, meu coração ficou terno e tranqüilo, e eu vi eu tinha sido muito tola e voluntariosa; e então um táxi parou na porta e o querido Sr. Spurgeon veio, enquanto se dirigia à casa em grande excitação, clamando: “Onde está Susie?”. Eu a tenho  procurado em todos os lugares e não a pude encontrar; ela voltou para casa?”. Minha querida mãe foi até ele, o levou aparte e lhe contou toda a verdade; e, eu penso, quando ele percebeu o estado de coisas, ela teve que também  acalmá-lo; porque ele era tão inocente quanto ao fato de me ter ofendido de qualquer forma, que ele deve ter sentido que eu tinha feito uma injustiça ou algo assim. Afinal, mamãe veio me buscar e levou-me até ele. Quietamente ele me deixou lhe falar quão indignada eu me tinha sentido, e então ele repetiu a pequena lição de mamãe, enquanto me assegurando do seu profundo afeto por mim, mas mostrando isso, que antes de todas as coisas, ele era servo de Deus, e eu deveria estar preparada para render minhas reivindicações ao Seu Senhor. Eu nunca esqueci do ensino daquele dia; eu tinha aprendido minha lição dura de cor, porque eu não me lembro de ter buscado novamente  afirmar meu direito ao seu tempo e atenção quando qualquer serviço para Deus o exigisse. O incidente foi fechado felizmente com um chá confortável no casa da mãe dela, e a Sra. Spurgeon fala da doce calma que reinou nos corações de todos depois da tempestade da tarde. 

Quando algumas semanas depois o pastor foi cumprir um compromisso em Windsor ele escreveu e pediu para a sua noiva que o acompanhasse, enquanto somava: "Possivelmente, eu posso estar novamente desatento a você se você for, mas isto será agradável para ambos,  aquele Charles pode ter espaço para reparar, e que Susie pode exibir o crescimento dela em conhecimento do caráter dele, suportando as falhas dele pacientemente.”. 

Em abril de 1855, a senhorita Thompson fez a visita de uma semana a Colchester em companhia com o seu noivo, para ser apresentada aos pais dele e família. Era um feriado muito feliz, o fato que os noivos estavam juntos  todo o dia. John Spurgeon e sua esposa deram as boas-vindas e acariciaram a futura nora deles. Quando o jovem ministro estava em Londres ele teve pouco tempo para namoro, e quando ele visitava a sua noiva na casa dela de Brixton, ele normalmente levava provas de um sermão com ele para serem revisadas para a imprensa. "Eu aprendi a estar quieta e a prestar atenção a meu próprio negócio enquanto este trabalho importante era feito", diz a Sra. Spurgeon. "Era boa disciplina boa para uma esposa de pastor.”. Até mesmo nestes primeiros dias que C. H. Spurgeon foi atacado na imprensa, e ele achou um pouco de consolação ao escrever para a sua noiva que fez muito para confortá-lo e sustentá-lo. "Eu estou no vale", ele diz, em uma carta de maio, 1855; "em parte por causa de dois ataques desesperados em O Sheffield Independente e O Império, e em parte porque eu não posso achar uma resposta. Ainda que a fé não falhe. Eu sei e creio na promessa e não tenho nenhum medo em descansar nisto. Todas as cicatrizes que eu recebo são cicatrizes de honra; coração tão lânguido na batalha! Meu amor, se você estivesse aqui, como você me confortaria; mas desde que você não está eu farei ainda o que é o melhor, irei somente subir  escada acima e despejarei minha aflição nos ouvidos do meu Salvador. 

Neste tempo os pais da Senhorita Thompson se mudaram de Brixton para a cidade de Londres, e os noivos puderam estar mais tempo juntos. A jovem moça começou a ajudar o seu futuro marido no seu trabalho literário e muito orgulhosa ela estava com a honra e confiança que depositavam mutuamente um no outro, embora a responsabilidade parecesse subjugá-la no princípio. A popularidade maravilhosa dele e o sucesso como pastor naturalmente encantavam a moça tímida, mas com era com prazer que ela o ouvia se dirigindo às grandes congregações que se juntaram no salão do Exeter Hall. "Um copo de vinagre de pimenta-malagueta, ela diz, sempre era deixado por ela em uma estante debaixo da escrivaninha diante dele, e eu sabia o que esperar quando ele tinha recorrido àquele remédio para auxiliar a voz.

Capítulo 5 – Vida de Casada 

O casamento de Susannah Thompson e Charles Haddon Spurgeon aconteceu na Capela de New Park Street, no dia 8 de janeiro de 1856, Dr. Alexander Fletcher, da Capela de Finsbury, foi o oficiante. Como pode ser imaginado no caso de um homem cujo nome estava na boca de todo mundo, e de quem cujo trabalho notável era de cima a baixo o tópico de discussão no país, seria bastante impossível que o casamento fosse quieto. Desde cedo as pessoas começaram a se juta fora da Capela, e a multidão tinha inchado a tais proporções que foram bloqueadas algumas ruas adjacentes a New Park Street, e tráfego ficou praticamente paralisado. Um corpo especial de polícia teve que ser chamado para prevenir acidentes. Quando as portas da capela foram abertas afinal, havia uma pressa para tomar assentos, e em menos que de meia hora o edifício estava cheio em toda sua extensão. Muitos que chegaram atrasados não puderam entrar. E alguns milhares ainda permaneceram nas ruas para ver a noiva e o noivo. Deveria ter sido uma provação difícil para a menina modesta. Ela tinha subido cedo e tinha gasto muito tempo no quarto dela em oração privada. 

Embora consciente do senso das responsabilidades que ela estava a ponto de assumir, ela estava "contente além da expressão" que o Senhor a tinha favorecido assim, e sobre os seus joelhos,  ela buscou força seriamente e bênção e orientação para a nova vida que se descortinava diante dela. A cerimônia foi iniciada pela congregação cantando o hino, "Salvação, o som jovial!".  depois do qual Dr. Fletcher leu o Salmo 100 e orou para que o Senhor abençoasse o jovem casal. O venerável ministro conduziu  a cerimônia de casamento de maneira curta, sendo executada da maneira habitual. A leitura de outro Salmo, o cântico de um hino pela congregação e uma oração final, completou os procedimentos, e Sr. e Sra. Spurgeon, depois de receber os parabéns dos seus amigos na capela,  continuaram alegrando as multidões fora do edifício. 

Uma lua de mel breve de dez dias foi gasta em Paris, e como a Sra. Spurgeon tinha ido freqüentemente àquela cidade antes, e tinha sido uma boa estudante de francês, ela agiu como cicerone ao seu marido. Juntos eles visitaram as várias igrejas e palácios e museus, a senhora que acha um interesse novo em tudo nestes lugares familiares por causa de "esses olhos amorosos que agora olharam eles com ela.”. Depois durante uma das visitas freqüentes de C. H. Spurgeon à capital francesa ele escreveu à sua esposa: "Meu coração voa a você como se eu me lembrasse de minha primeira visita a esta cidade sob sua orientação. Eu amo agora como antes, só que multiplicado muitas vezes.". 

O par feliz gostaria de ter prolongado a lua de mel, mas o pastor não pôde deixar o seu trabalho, e assim eles voltaram à primeira casa deles... uma casa modesta na Estrada de New Kent, Londres, onde como em todas as suas casas futuras, o melhor quarto se tornou a biblioteca. "Nós nunca nos embaraçamos", diz a Sra. Spurgeon, "com o que um arquiteto moderno chama “o cômodo principal que chama os demais”, talvez pela boa razão que nós éramos pessoas simples, ocupadas em não ter nenhuma necessidade de um lugar inútil - mas mais especialmente, eu penso, porque sentíamos que o melhor quarto sempre deveria pertencer de direito ao que “trabalhou muito no Senhor”. “Eu nunca lamentei esta decisão inicial; é um arranjo sábio para a casa de um ministro, se não para qualquer outro.”. O trabalho doméstico foi começado de uma forma muito modesta, porque C. H. Spurgeon estava sutilmente ansioso para prover um treinamento para pastores jovens que precisassem de um curso de educação para  ajustá-los ao ministério, e a esposa dele não se lançou no trabalho com um zelo menor que o dele próprio. Ela era um administradora esplêndida, e por meio de economias rígidas uma real quantia significativa foi economizada para o apoio e educação do primeiro estudante, o sucesso deste esforço foi o que conduziu à fundação da Faculdade dos Pastores. "Eu me alegro", diz a Sra. Spurgeon, “em lembrar como eu compartilhei minha alegria quando ele fundou a Instituição, e juntos nós planejamos e levamos a cabo o propósito do coração amoroso dele; tive um real interesse maternal na Faculdade. A dificuldade principal com respeito a dinheiro imposta por esses dias era “faça ambos os fins se encontrarem”; nós nunca tínhamos bastante para dispor além dos fins; mas eu posso ver agora que este era o modo de Deus de preparar a simpatia entre nós e os pastores pobres que viriam pelos anos afora.". Havia tempos quando o casal dedicado se privou de coisas quase necessárias para ter dinheiro para ajudar no trabalho, e à esposa jovem deveria ter sido verdadeiramente um período de ansiedade quando "os meios eram extremamente estritos e os cofres da Faculdade e da casa quase estavam vazios.". Mas havia mais alegrias que compensavam qualquer cuidado deste tipo. 

Quantas horas de felicidade foram gastas na pequena casa aos domingos e nas noites depois que os deveres do dia fossem terminados. No retorno dele da Capela cansado pelos seus trabalhos o pastor desfrutaria uma refeição simples e então se lançava em uma cadeira junto à lareira, enquanto a sua esposa sentava em uma almofada baixa aos seus pés lendo a ele as páginas de George Herbert ou algum outro poeta cristão. Ou, se o sentimento dele de  ministro jovem não tinha sido tão fervoroso em sua pregação quanto deveria ter sido para ele, o poeta daria lugar ao Pastor Reformado de Richard Baxter, e como as palavras solenes eram eruditas, o marido e a esposa chorariam e lamentariam juntamente, ele, por causa "do clamor de uma consciência muito sensível para com Deus", e, ela porque,  o "amava e queria compartilhar a  sua aflição".

A ausência constante de Charles Haddon Spurgeon de sua casa, em cumprimento aos compromissos que o alcançavam, era fonte de provações dolorosas à  sua esposa jovem. Freqüentemente cansado de esperar tarde da noite sentada em seu quarto pelo retorno dele, ela caminhava de cima para baixo, enquanto orava para que  ele fosse trazido em segurança para a sua casa, e com isso uma emoção de alegria e gratidão ela abria a porta e lhe dava as boas-vindas, quando o passo dele era ouvido do lado de fora. Uma vez e somente uma vez ela desabou, quando  ele estava perto de partir para o começo de uma missão distante, e as lágrimas não puderam ser contidas. "Esposa", disse o seu marido: “você pensa que quando quaisquer dos filhos de Israel trouxeram um cordeiro ao altar do Deus como um oferecimento para Ele que eles estavam de pé e lamentando pelo fato de terem que deixá-lo lá?”  e quando ela respondeu negativamente ele acrescentou ternamente: "Bem, você não vê, que você está me dando a Deus me deixando ir pregar o Evangelho a pobres pecadores, e você pensa que Ele gosta de vê-la chorar sobre o seu  sacrifício?". "Poderia uma repreensão ser dada mais doce e graciosamente?", diz Sra. Spurgeon. “Penetrou profundamente no meu coração, enquanto me confortava quando estive longe dele.

Um incidente muito notável aconteceu neste tempo. Numa certa noite de sábado C. H. Spurgeon se achou bastante incapaz de receber qualquer luz para o texto que ele acreditava que  deveria pregar na manhã seguinte. Foram consultados comentários, mas em vão, e a esposa dele não pôde ajudá-lo. O resto da história será contado nas próprias palavras da Sra. Spurgeon. 

"Ele estava totalmente abatido, porque todos seus esforços para chegar ao coração do texto eram infrutíferos. Eu lhe aconselhei que se deitasse para descansar e o acalmei sugerindo que se ele tentasse dormir então, ele provavelmente iria ter sua mente refrescada e seria capaz de estudar para ter um melhor entendimento. 'Se eu for dormir agora, esposa, você me se despertará bem cedo de forma que eu possa ter bastante tempo para preparar o sermão? Com minha garantia amorosa de que eu o chamaria bem cedo, ele ficou satisfeito; e, com a confiança de uma criança cansada, ele pôs sua cabeça no travesseiro e dormiu profundamente. "Logo uma coisa maravilhosa aconteceu. Durante as primeiras horas do amanhecer do Domingo, eu o ouvi falando no seu sono, e percebi que ele estava revisando o assunto do verso que tinha estado tão obscuro a ele, e estava dando uma exposição clara e distinta de seu significando com muita força e frescor. Eu me fixei com alegria quase trêmula em entender tudo aquilo que ele estava dizendo. Nunca nenhum pastor teve uma ouvinte mais ansiosa e atenta! O que eu faria para não deixar aquelas palavras preciosas se perderem? Eu não tinha nenhum recurso à mão para tomar notas, assim, como Neemias “eu orei ao Deus do Céu”, e pedi que se eu pudesse receber eu poderia reter os pensamentos que Ele tinha dado ao seu servo em seu sono, e que tinha, assim, tão singularmente, confiado a mim. Como eu fiquei  repetindo inúmeras vezes  os pontos principais para que não me esquecesse deles, e em minha alegria tão grande com a surpresa e encanto que ele teria ao despertar, acabei ficando em longa vigília e acabei superando o sono, e quando dei pela hora acabei não despertando meu marido tão cedo quanto ele gostaria e quando o despertei, ele ficou espantado e olhando o relógio disse: “Oh, querida, você disse que  me se despertaria muito cedo, e agora veja  o tempo! Oh, por que você me deixou dormir? O que eu farei agora? O que eu farei?”.  “Escute, amado, eu respondi; e eu lhe contei tudo o que eu tinha ouvido. E ele disse: “isso é a verdadeira explicação do verso inteiro! E você diz que eu preguei isto em meu sono?”. É maravilhoso, ele repetiu novamente e novamente, e nós louvamos ao Senhor por tão notável manifestação do seu poder e amor.".     

Capítulo 6 - Uma Sombra Escura

No dia 20 de setembro de 1856, dois filhos gêmeos nasceram à Sra. Spurgeon na casa dela na Estrada de New Kent, e a alegria do marido e esposa foi incontida. Felizmente o evento caiu num sábado, e C. H. Spurgeon pôde permanecer em lugar fechado da manhã à noite. Com que orgulho ele contemplou os bebês, e como ternamente ele confortou a sua esposa pela nova e feliz responsabilidade que eles teriam que cumprir agora! 

Os meninos foram nomeados Charles e Thomas, e do primeiro havia uma compreensão tácita e clara que deveriam dedicá-lo ao serviço de Deus. Nenhuma nuvem poderia arruinar a felicidade e a alegria da casa que parecia quase visível, e havia uma santa paz sobre aquela pequena família em que marido e esposa repetidamente se devotavam agradecendo ao Seu Deus. Mas de repente e sem aviso, quando as coisas pareciam as mais luminosas de suas vidas, uma sombra escura de uma tristeza terrível foi lançada sobre as vidas dos jovens felizes. Exatamente um mês tinha decorrido do nascimento dos meninos. Ela ainda estava muito fraca, embora fosse capaz de deixar o seu quarto, e numa certa noite de domingo, estava deitada no sofá, sentada no quarto de sua casa. Aquela noite, 19 de outubro de 1856, iria se transformar numa memória terrível nas vidas de marido e esposa, mas àquele tempo  nenhum medo foi entretido, de qualquer modo por parte da Sra. Spurgeon, e havia toda uma perspectiva de que seu marido iria ter outros triunfos no serviço do Seu Mestre, que vinham seguindo em sucessão constante desde a sua vinda para Londres. O jovem ministro iria pregar pela primeira vez no Surrey Gardens Music Hall, onde, devido às maquinações de pessoas mal dispostas, uma cena de morte e desolação aconteceu. Tinha havido oração em casa com sua esposa e o ministro jovem partiu para o Surrey Gardens. Ela se deita em casa pensando na grande tarefa e orou para que o Senhor abençoasse a mensagem dele aos milhares que se reuniriam naquele lugar. Então a sua mente se voltou para os seus filhos: "Eu estava sonhando com todos os tipos de possibilidades adoráveis e agradáveis", diz a Sra. Spurgeon, "quando eu ouvi uma carruagem parar diante do portão. Era muito cedo ainda para que meu marido voltasse para casa e eu desejei saber quem poderia ser minha visita inesperada. Mas, era o meu marido acompanhado de um dos diáconos, ele se dirigiu para o nosso quarto e eu vi imediatamente, pela sua maneira, que algo incomum tinha acontecido. Eu lhe pedi que me contasse tudo depressa e ele o fez, amavelmente, e com muita condolência; e ele se ajoelhou junto ao sofá e orou para que nós pudéssemos ter graça e força para agüentar a provação terrível que tão repentinamente veio sobre nós. Mas quão grata eu fui quando ele foi embora! Eu queria estar só, para que eu pudesse clamar a Deus por aquela hora de escuridão e morte! Quando meu amado voltou para casa ele viu uma destruição do seu ego anterior... a agonia de mente de uma só hora havia mudado totalmente a sua aparência. A noite que resultou em um lamentar e lamentar e em tristeza indescritível. Ele recusou ser confortado. Eu pensei que a manhã nunca romperia; e quando veio ela não nos trouxe qualquer alívio. "O Senhor destruiu misericordiosamente de minha mente a maioria dos detalhes do tempo de aflição que se seguiu quando minha angústia estava tão profunda e forte que a razão parecia cambalear em seu trono, e nós às vezes temíamos que ele nunca voltaria a pregar novamente. Verdadeiramente era o vale da sombra de morte pelo qual nós caminhamos na ocasião; e, nós aqui suspiramos amargamente porque o caminho era tão escuro que freqüentemente  quando nós erguíamos para cima os nossos pés para fixá-los adiante, nós não sabíamos onde nós pisaríamos da próxima vez.”.

A história do desastre no Surrey Gardens Music Hall é muito famosa para precisar de qualquer descrição mais detalhada aqui, mas basicamente foi o resultado de algumas mortes em razão do pânico gerado por um grupo de inconseqüentes que começaram a gritar que o edifício estava pegando fogo enquanto o Sr. Spurgeon pregava, o que fez com que a multidão se alvoraçasse tentando escapar ao mesmo tempo do edifício. Poucas mulheres na condição delicada da Sra. Spurgeon poderiam ter agüentado a dificuldade terrível como ela o fez, e não somente cumpriu os deveres de mãe como provou conforto ficando ao lado do seu marido na angústia mental dele. C. H. Spurgeon foi levado por amigos a Croydon onde ficou na casa do Sr. Winsor, um dos seus diáconos, e a Sra. Spurgeon com os bebês se juntou a ele lá. Esperava-se que o descanso e a mudança de cena ajudariam na restauração do seu equilíbrio mental, e embora no princípio o espírito dele parecia estar envolvido em trevas, a iluminação que o dinheiro não pode comprar chegou afinal. "Nós tínhamos caminhado sempre juntos no jardim,”  diz a Sra. Spurgeon, "ele inquieto e angustiado; eu, triste e pasma, desejando saber qual seria o fim destas coisas; quando ele de repente, se virou para mim, e, com a doce luz antiga nos seus olhos (ah! quão dolorosa tinha sido a sua falta!), ele disse: “Querida, quão tolo eu fui! Por que o que importa é que não eu, mas que o Senhor seja glorificado?” - e ele repetiu com ânsia e intensa ênfase, Fp 2:9-11: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”. “Seja Cristo exaltado.”, ele disse – e a face dele ardeu com santo fervor, - “que Ele faça o que lhe agradar comigo, minha oração será que eu possa morrer para o ego e viver completamente para Ele e para a Sua honra. Oh, esposa, eu vejo tudo agora! Louve a Deus comigo!”.

O marido tinha recuperado a sua paz de mente, e a sua esposa estava fortalecida em seu corpo, então decidiram ir a Croydon, para dedicarem seus filhos gêmeos ao Senhor e ao Seu serviço. Vários amigos foram convidados, e o tempo foi gasto em oração e louvor. Seguramente aquelas orações foram respondidas muitas vezes  nas vidas de Charles e Thomas Spurgeon. O desastre do Surrey Gardens Music Hall estimulou o abuso virulento de um certo setor da Imprensa, e o pastor colecionou os jornais comentando as críticas, como ele realmente fez ao longo da sua carreira, e os deu à sua esposa que os colou num livro, na capa do qual o próprio C. H. Spurgeon escreveu o título, "Fatos, Ficção e Mentiras". Mais tarde em sua vida a esposa dedicada poderia sorrir quando ela lia  as palavras injustas e cruéis escritas pelos inimigos do seu marido, “mas nos dias da sua publicação elas me causaram uma profunda aflição dolorosa”, ela diz. "Meu coração se entristeceu e ardeu com indignação contra os detratores dele. Por muito tempo eu desejei saber como eu poderia ter conforto ininterrupto diante dos seus olhos, e, afinal, eu registrei os seguintes versículos em letras grandes do tipo Inglês Velho em uma bonita armação de Oxford: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mt 5.11,12).  O texto foi colocado em nosso próprio quarto e era lido pelo  querido pastor todas as manhãs,... cumprindo seu propósito a maioria das bem-aventuranças fortaleceram o seu coração e lhe permitiu vestir a armadura invisível, por meio da qual ele calmamente pudesse caminhar entre os homens, injuriado pelas calúnias deles, e continuar somente visando aos mais altos e melhores interesse por eles.

Capítulo 7 - Felicidade e Serviço 

Em 1857 o Sr. e a Sra. Spurgeon se mudaram para Helensburgh House, Nightingale Lane, Clapham, um lugar que eles acharam mais agradável do que a primeira casa deles na Estrada de New Kent. Clapham estava àquele tempo, num distrito rural real, e, como a casa possuía um jardim grande, o pastor desfrutou o quieto descanso que ele poderia achar lá, no meio dos seus trabalhos abundantes. Também, as vias rurais proveriam passeios encantadores onde o par jovem poderia se recrear sem ser seguido ou abordado por admiradores, conforme ocorria no bairro da sua residência antiga. Falando do jardim, a Sra. Spurgeon diz: "Oh, isso que é um lugar de delícias, nós pensamos assim, entretanto era na verdade uma selva por causa de uma longa negligência - o lugar estava infestado de arbustos de amora-preta, e as fruteiras necessitavam de poda. Ainda era mais interessante para nós esta doce confusão e naturalidade porque nós teríamos a feliz tarefa de trazer isto gradualmente a um acordo com nossas idéias do que um jardim deveria ser. Eu tenho que admitir que nós fizemos muitos equívocos absurdos, tanto na casa quanto na administração do jardim naqueles nossos dias de jovens; mas o que aquilo importava? Nenhum dos pássaros já sentiu maior alegria construindo o seu ninho no galho de uma árvore do que nós planejando e rearranjando nossa bonita casa de campo. 

De vez em quando, várias pessoas distintas visitaram o ministro e a sua esposa, e foi aqui, durante uma doença do pastor, que um relacionamento muito agradável foi mantido com John Ruskin que, em uma ocasião, levou para a casa como um presente para os seus amigos algumas gravuras encantadoras. A sra. Spurgeon fala eloqüentemente dos tempos encantadores gastos na sua casa rural de Clapham. "Nós vivemos", ela diz, "na querida casa velha em Nightingale Lane, durante muitos anos felizes; e olhando atrás para eles desta distância de tempo, eu penso que eles deveriam ter sido os menos sombreados com cuidados e tristezas de todos os anos de nossas vidas de casados. Nós éramos ambos jovens e cheios de espírito empreendedor. Nós tínhamos boa saúde e devotamente nos amávamos um ao outro. Nossos filhos cresceram rapidamente no doce ar rural, e foram dados meu tempo inteiro e força para promover o bem-estar e felicidade de meu querido marido. Eu julgava ser minha alegria e privilégio estar ao seu lado, enquanto o acompanhava em muitas das suas viagens para pregar o evangelho, alimentando-o nas suas doenças ocasionais, sempre o assistindo e cuidando dele com  entusiasmo e condolência segundo o meu grande amor por ele.”. "Eu menciono isto", ela explica, “não para sugerir qualquer tipo de mérito de minha parte, mas simplesmente para que eu possa registrar aqui a minha gratidão sincera a Deus que, por um período de dez anos abençoados, me permitiram cercá-lo com todo o cuidado confortante e afeto tenro que estava no poder de uma esposa dar. Depois Deus ordenou isto ao contrário. Ele inverteu nossa posição; e para um longo tempo, sofrer em vez de servir se tornou a minha porção diária, e o  cuidado de confortar uma esposa doente caiu sobre o meu amado.". 

O jardim era um local de encontro regular de pássaros canoros, e durante os períodos da convalescença dela era a delícia da Sra. Spurgeon sentar-se à janela e alimentar as pequenas criaturas. Deste modo ela fez muitos amigos emplumados, e os pássaros pulariam ao redor dela alimentando-se em sua mão, perdendo totalmente o  medo.
Foram dedicadas as manhãs dos sábados durante alguns anos aos estudantes que rumavam da casa do Sr. Rogers onde eles residiam para Nightingale Lane, e lá no jardim escutavam os ensinos de C. H. Spurgeon sobre teologia, enquanto pregavam os tópicos que eram apresentados na fundação das famosas "Conferências a Estudantes." 

Enquanto desfrutou de boa saúde a Sra. Spurgeon teve uma participação ativa no trabalho da igreja do seu marido, ambos na Capela de New Park Street e depois no Tabernáculo Metropolitano. Ela assistiu aos serviços, freqüentemente, deu consolação espiritual às mulheres e moças que estavam em dificuldades relativas às suas   almas, e ajudou as candidatas femininas ao batismo.

Capítulo 8 -  Marido e Esposa  

A sra. Spurgeon, nos seu primeiros anos de sua vida de casada, costumava acompanhar o seu marido nos feriados dele tanto na Inglaterra quanto no Continente, mas em 1868, ela nos fala, os seus dias de viajante haviam terminado. "Daqui em diante por muitos anos eu fiquei aprisionada em um quarto de doente, e meu amado tinha que me deixar quando a sua tensão pelos seus muitos trabalhos e responsabilidades o compeliam  a buscar descanso longe de casa. Estas separações eram muito dolorosas a corações tão ternamente unidos como os nossos, mas cada um de nós suportou sua parte de tristeza tão heroicamente quanto nós pudemos e abrandamos isto até onde foi possível através de correspondência constante.". E essa correspondência era encantadora  - cartas de amor do  melhor e mais elevado tipo. "O Senhor o abençoe”, escreveu para o marido em uma ocasião, "e o ajude a agüentar minha ausência. Melhor seria se eu estivesse bem e fora, do em casa sofrendo - seria melhor para seu coração amoroso, eu sei. Não imagine, até mesmo por um momento, que a ausência pudesse fazer nossos corações mais frios de um pelo outro; nosso casamento é agora uma união perfeita, indissolúvel para sempre. Meu senso de que seu valor e experiência de sua bondade está agora unido à paixão profunda do amor que estava lá no princípio. Todos os anos apresentam uma outra âncora para me segurar mais firmemente a você, entretanto nenhuma seria necessária, mesmo no princípio. Possa o meu Deus compensar a minha ausência, dando-lhe com Sua mão uma recompensa interior secreta na alma e também outra recompensa na cura do sei corpo! Com todo o afeto do meu coração, sua para sempre.”. 

Ela escreve em outra ocasião: "Eu recebi duas cartas preciosas de você esta manhã, e muito valor para mim,  mais do que todas as pedras preciosas ou arte moderna. O material do qual elas são compostas é o valor principal delas, e também não há nenhuma habilidade má revelada em sua manipulação. Elas são puras como alabastro, mais preciosas do que a púrpura; nenhuma menção será feita a malaquita ou ônix, porque o amor, a todos ultrapassa.". 

Charles Haddon Spurgeon via a escrita destas cartas como mais do que um dever amoroso para com  a sua esposa. Quando estava em viagem longa na estrada de ferro, ele escrevia uma carta diariamente à sua esposa. "Toda palavra que eu escrevo", ele diz em uma nota, "é um prazer para mim, como muito isto deve ser para você. Não se irrite porque eu lhe escrevo tantas cartas; é  um prazer grande prazer por para fora toda minha alegria.". 

Essas separações entre marido e esposa, depois que esta se tornou uma inválida, deveriam ter sido provações doloridas ao coração da Sra. Spurgeon, mas conforme a resolução que ela tinha feito antes do matrimônio, ela nunca hesitou, mas amou de boa vontade seu marido nesses serviços ou feriados Continentais que eram necessários para a saúde dele, porquanto sofria de gota e os ares Continentais eram revitalizadores da sua saúde. "Eu agradeço Deus", ela disse mais tarde em sua vida, “porque ele me permitiu levar a cabo esta determinação e me alegrar em não ter tido nenhuma causa para me reprovar sendo um freio nas rodas rápidas da vida consagrada dele. Eu não dou nenhum crédito a mim mesma por isto; mas ao Senhor, porque Ele cuidou disto e eu recebi o treinamento necessário por meio do qual depois de anos eu pude ceder alegremente o servo escolhido dele às demandas incessantes do seu ministério, o seu trabalho literário, e os trabalhos multiplicados da sua vida excepcionalmente ocupada". Que isto não era nenhuma ostentação vã e vazia está afetuosamente confirmado por uma carta que C. H. Spurgeon escreveu à sua esposa em 1871 na qual ele declarou: "Ninguém sabe como grato eu sou a Deus por você. Em tudo que eu fiz alguma vez por Ele você tem uma parte grande, por  você me fazer tão feliz liberando-me para o Seu serviço. Nem uma polegada de poder foi perdida para a boa causa, por você. Eu servi o Senhor muito mais e nunca menos por sua doce companhia".     

Capítulo 9 – Meio da Vida 

Depois de o pastor e a sua esposa terem vivido em Helensburgh House, Nightingale Lane, Clapham, por uma dúzia de anos, a casa foi considerada muito pequena e inconveniente para um homem cujo trabalho precisava de uma biblioteca muito grande e conseqüentemente muito espaço para armazenar os seus livros. A casa velha foi amada por suas associações felizes do marido e da esposa, mas, percebendo a necessidade de uma habitação mais espaçosa, após a devida consideração, foi decidido demolir o edifício e erguer um Helensburgh House novo que pudesse satisfazer as novas necessidades pastor e de sua esposa. A demolição aconteceu em 1869, e no local uma casa bonita surgiu com amplo quarto para todas as exigências de seus donos. Nesta ocasião o Sr James Y. Simpson, de Edimburgo, executou uma cirurgia difícil na Sra. Spurgeon, e isso teve o efeito de lhe dar um pouco de alívio da dor que sentia e resultou num estado ligeiramente melhor de saúde. Enquanto isso o seu marido tomava sobre si todo o cuidado de preparar a nova casa. Quão amorosamente ele fez este trabalho, e quão cuidadosamente ele procurou agradar a sua esposa em tudo aquilo que ele executou.

Quando tudo estava pronto, a saúde da Sra. Spurgeon durante um tempo não lhe permitiram voltar de Brighton, para onde foi se submeter à cirurgia, e o seu marido teve que habitar sozinho na casa. Mas quando finalmente ela pudesse retornar ao seu lar em Nightingale Lane, ela descobriria que os cuidados do seu amado esposo nada tinham esquecido que pudesse de qualquer forma quase que completamente conduzir ao conforto de uma pessoa inválida limitada ao seu sofá. "Nunca", ela escreveu, "vi um êxtase com o qual ele meu deu boas-vindas à minha casa, nem o orgulho jovial com que ele mostrou todos os arranjos que ele tinha feito de forma que o meu cativeiro deveria ter toda possível compensação e alívio.”. Havia um armário que foi construído como um invento em um canto do quarto no qual ele tinha juntado todos os pertences do cuidado pessoal dela. Quando as portas eram abertas, aparecia um aparato delicado com água quente e fria, de forma que não exigia nenhuma fadiga subindo e  descendo escadas seria necessário, e até mesmo as toalhas foram bordadas com o nome dela. Ele tinha pensado em tudo; e havia tais toques tenros de amor dedicado em todos os ambientes do pequeno quarto que nenhuma palavra pode descrever as emoções dela quando ela contemplou tudo isso pela primeira vez,  e depois quando ela provou por experiência prática a sua utilidade e valor.  

Durante a doença da Sra. Spurgeon aconteceu um fato notável de um desejo seu que foi atendido por uma divina interposição. O seu marido perguntava freqüentemente se havia qualquer coisa que ela gostaria que ele adquirisse para ela. A resposta habitual era negativa. Mas um dia em um tom quase de brincadeira que ela gostaria de um anel de opala! O seu marido ficou surpreso, mas respondeu: "Ah, você sabe que eu não posso adquirir isso plara você!". Durante vários dias o pedido curioso ficou em sua lembrança, mas depois de algum tempo foi esquecido. A próprio Sra. Spurgeon contaria a seqüência da história. "Numa noite de quinta-feira, quando ele retonnava do Tabernáculo, ele entrou em meu quarto com a face radiante e tais olhos iluminados de amor, e eu soubre que algo lhe havia deleitado muito. Em sua mão ele segurava uma caixa minúscula, e eu estou segura que o   prazer dele excedia o meu quando ele retirou dela um pequeno anel bonito e o colocou em meu dedo. “Aqui está o seu anel de opala, meu bem”, ele disse, e então ele me contou o modo estranho como o tinha conseguido. Uma senhora idosa que ele tinha ido visitar certa vez quando ela estava doente, enviou uma carta ao Tabernáculo dizendo que ela desejava dar à Sra. Spurgeon um pequeno presente, e eu lhe fosse enviado alguém para recebê-lo. O secretário do Sr. Spurgeon foi buscar o pacote que continha o anel de opala. Como nós falamos do terno amor do Senhor pela sua filha enferma, e a condescendência dele por ela que se inclinava para prover uma satisfação desnecessária à doente do seu querido servo, assim eu tenho que deixar meus leitores imaginarem; mas eu posso me lembrar do sentimento que o Senhor está mesmo perto de nós. 

Embora tão fraca e doente e limitada ao quarto dela para tais períodos longos de tempo, a Sra. Spurgeon era uma educadora fiel dos seus filhos gêmeos na doutrina cristã, e ela tinha a alegria de vê-los ambos trazidos ao Senhor ainda muito cedo. "Eu localizo a minha conversão ainda cedo", Pastor Thomas Spurgeon escreveu, "diretamente porque ela deu sério  e luminoso exemplo. Ela se negou o prazer de assistir aos cultos da noite de domingo porque ela poderia auxiliar a Palavra de Vida em sua casa. Lá ela me ensinou a cantar, mas a entender primeiro o significado disto – “eu creio, eu crerei, que Jesus morreu por mim; que, na cruz, Ele derramou o sangue dele para me livrar do pecado.”. “Meu querido irmão foi trazido a Cristo pela palavra pregada  por  um missionário; mas ele, também, possui a influência daquela mãe ensinando alegremente. Por estes, a terra foi preparada para uma semeadura posterior.". No dia 21 de setembro de 1874, os filhos foram batizados pelo seu pai no Tabernáculo Metropolitano na presença de uma imensa multidão de pessoas, e a Sra. Spurgeon foi uma testemunha ocular desta confissão aberta de fé feita pelos seus meninos.

Capítulo 10 - Fundando “O Fundo do Livro” 

A Sra. Spurgeon se não tivesse organizado nenhum trabalho seu, sempre teria sido lembrada como a esposa do grande pastor, a quem ela fez tal valiosa ajuda e encorajamento, e quem, para repetir as próprias palavras de C. H. Spurgeon, era realmente como "um anjo de Deus" para ele. Mas, aparte de qualquer associação e a glória refletida do seu marido, o nome de Sra. Spurgeon merece viver para sempre nos anais da Igreja Cristã com relação ao fundo que ela criou para prover livros teológicos aos clérigos e ministros muito pobres para os comprar. 

"Como muitos de nossos ministros podem comprar livros? " Spurgeon perguntou. "Como esses nas aldeias podem adquiri-los? No que se transformará os ministérios deles se as mentes deles estão sofridas de fome?
Incrível quanto possa parecer, o estado de coisas revelado quando o Fundo do Livro foi iniciado era tão ruim que muitos ministros não tinham podido comprar um livro novo durante dez anos. "Qualquer pessoa deseja saber porque os pastores às vezes foram sombrios?" era o comentário de C. H. Spurgeon neste fato. Como mais outros trabalhos importantes, o Fundo do Livro cresceu de um começo muito simples, e não havia nenhuma idéia ao primeiro modo maravilhoso no qual o movimento se desenvolveria. No verão de 1875 o Sr. Spurgeon completou o primeiro volume das “Lições a meus Alunos”, e, tendo dado uma cópia à prova da sua esposa, lhe perguntou o que ela pensava do livro. "Eu deseria colocá-lo nas mãos de todo ministro na Inglaterra", foi a resposta, e o pastor acrescentou imediatamente: "Então por que você  não faz isso? ". A Sra. Spurgeon não estava preparada para um tal  desafio, mas ela começou a desejar saber se ela não poderia poupar o dinheiro do trabalho doméstico dela ou conta pessoal. Necessitaria pressão em algum lugar, ela sabia, porque o  dinheiro não era abundante. De repente um flash de memória tornou todo o espaço ilumindado. "Em uma pequena gaveta eestava cuidadosamente guardado algum dinheiro que foi juntado durante anos para alguma ocasião de necessidade; e quando contado dava uma soma suficiente para pagar cem cópias do trabalho. E assim o Fundo de Livro foi inaugurado. O próximo número de The Sword and the Trowel de julho, 1875, tinha um anúncio da intenção da Sra. Spurgeon convidando os ministros pobres a solicitarem o livro. As aplicações provaram-se mais numerosas do que foi antecipado, e embora ela não pudesse prover todas as demandas, o doador generoso distribuiu duzentas cópias do livro em vez das cem que ela tinha proposto no princípio. Em The Sword and the Trowel de agosto, C. H. Spurgeon recorreu novamente ao assunto e disse, "foi um grande prazer a nossa esposa amada dar um livro a tantos servos necessitados do Senhor; mas é um fato triste que deveria haver tantos precisando de tal presente. Algo não pode ser feito para proporcionar livros para os ministros? Se eles não podem ser feitos ricos em dinheiro, eles não devem sofrer forme na alma por causa das pessoas.". Esta aplicação teve o devido efeito, e os amigos começaram a doar dinheiro, de forma que antes do mês seguinte (setembro) pacotes de livros estavam sendo enviados diariamente para ministros, e o trabalho foi designado formalmente o “Fundo do Livro da Sra. Spurgeon”. Um cavalheiro contribuiu com vários bons livros  para distribuição entre os ministros pobres, e outras pessoas que não puderam enviar dinheiro seguiram o exemplo dele e deram volumes das suas bibliotecas.

Fonte: CAP
Autor: Autor Desconhecido