O Homem e o Casamento



Transcrição:

Olá, Pr. Mark Driscoll aqui. Quero informar vocês que são nossos amigos online, que ouvem nosso podcast, vlogcast e afins que eu estou de folga durante o período de festas. Minha esposa Grace e eu estamos escrevendo um livro sobre "Casamento e Sexo". Então ore por nós. Estamos trabalhando bastante, e também aproveitando o período de festas para passar tempo com nossos 5 filhos. Então para dar algum conteúdo para vocês ouvirem durante o período de festas houve uma votação no Facebook onde as pessoas puderam escolher o que eles consideram que foi o melhor trabalho que eu fiz. Então durante algumas semanas vamos compartilhar isso com vocês. Espero que você aproveite. Espero que aproveite também o feriado com a sua família. Vou voltar ao púlpito em janeiro e vamos continuar onde paramos em Lucas.


Tribulação 8: Testemunho de 1ª e 2ª Pedro

Muito bem. Olá Mars Hill. Devolta ao trabalho. Bom ver vocês por aqui. Se você é novo, meu nome é Mark, um dos pastores aqui da igreja. Estamos no meio da série "Tribulação". Se você não adquiriu seu guia de estudo, por favor pegue um quando estiver saindo. Ele vai te dar uma introdução e uma visão geral do livro e também questões para discussão. Se você for um pai com seus filhos. E ele vai te ajudar a guiar este curso no seu grupo de comunhão. Se você não está em um, nós pedimos para entrar em um. São grupos pequenos que se reúnem durante a semana para conversar, fazer amizades prestar contas e afins. Quero recomendar alguns livros também como estamos falando desses assuntos: casamento, sexo, masculinidade, feminilidade. Na última semana falamos sobre as mulheres em 1Pe 3:1-6, nesta semana vamos falar sobre o homem em 1Pe 3:7.

Dois livros que eu considero muito importantes e nós compramos diversas cópias e estamos vendendo com bons descontos em todos os campus. O 1º é "Recuperando a masculinidade e feminilidade bíblicas". Foi escrito por meu caro amigo o Dr. John Piper e outro grande amigo, Dr. Wayne Grudem. Homens que nós amamos, apreciamos, respeitamos e gostamos muito. Ambos ensinaram nos retiros do Atos29 e nós os consideramos grandes amigos. Este é o trabalho definitivo sobre o assunto, sobre os papéis e problemas de cada gênero. Foi publicado no inicio dos anos 90. Foi o livro do ano na Christianty Today e continua como um favorito perene aqui na Mars Hill. Você vai querer uma cópia desse livro, particularmente para responder questões específicas sobre assuntos que eu abordei semana passada e essa semana.

Adicionalmente eu recomendo para todos "Deus, casamento e a família" por Andreas Kostenberger eu conheci ele pessoalmente. Ele pregou num retiro da Atos29 recentemente. Grande cara, na minha opinião este é o melhor trabalho teológico escrito sobre questões práticas de problemas de gênero. Ele lida com estar solteiro, côrte, namoro, casamento, homosexualidade, heterosexualidade, controle de natalidade, aborto, divórcio, recasamento, as qualificações de um presbítero, e o livro é impressionante. Ele é extremamente minuncioso; um acadêmico de primeira classe e eu creio que as notas de rodapé são umas 80 páginas. Eu pagaria o que custa só pelas notas de rodapé. É muito bom. Usamos para aulas pré-maritais e para todos vocês. Se você é casado você precisa disso. Se é solteiro você precisa muito, muito, muito, muito disso. Antes que você cometa um erro trágico e se case com um completo perdedor. Acontece.

Agora, o que vamos fazer... vai ser assim, eu vou pregar e vamos fazer uma sessão de perguntas no final. Então se você tem perguntas você pode mandar por SMS. Semana passada recebemos perguntas das mulheres. Esta semana homens e mulheres podem mandar. Isso vale para todos os campus. Envie "TRIAL8" para 95495. Eu vou dedicar algum tempo no final para responder o máximo que eu puder. Tenho que dizer também para fins de prefácio que o sermão de hoje é para os homens. Eu vou falar num tom particular que é apropriado para homens. As mulheres são bem-vindas para ouvir. Se puderem. Mas se você trouxe seu namorado, vocês escolheu um bom dia.

Que tal isso. Vamos ler todo o versículo e depois oramos. 1Pe3:7. “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”. Esse é o nosso versículo. Vamos orar. Deus pai, eu oro para que este tempo seja agradável a ti e seja de proveito para nós. Deus pai, eu também oro por aqueles homens que estão aqui e que são covardes, homens silenciosos, passivos, murmuradores inúteis e estão fazendo de tudo em suas vidas uma bagunça. E são rapazes tão queridos que ninguém nunca confronta eles. Eu oro pelas mulheres que permitem que eles continuem na insensatez. Aquelas que são mães, irmãs, namoradas e esposas. Eu oro Senhor por aqueles homens que são chauvinistas. Aqueles que são maus, precipitados, rudes, duros, os quais pensam que são durões mas na verdade são satânicos. Deus eu oro por esses homens para que eles tenham coragem hoje de não lutar com uma mulher mas contigo para realmente encontrarem seu lugar de direito na criação. Que eles recebam uma boa exortação para que se tornem filhos honrosos invés de desonrosos. Deus eu oro pelo meu tom, oro pelos homens e mulheres que estão ouvindo. Que eles saibam que isso vem de Deus, de coração passional, com preocupação profunda e amor. Que nós pensemos biblicamente, criticamente, humildemente e com arrependimento. E que haja mudança dramática de vidas pelo poder do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

Vamos começar assim: Para entender as palavras de Pedro sobre o casamento, precisamos coloca-las no contexto do 1° casamento. cada casamento é implicado a luz do 1° casamento. E a história bíblica é esta. O Deus fez nossos pais. Fez Adão 1° como o cabeça e líder da família. Ele é o líder. Ele é criado primeiro e dá nome à mulher. Isso é um ato de liderança. Deus disse que todas as coisas eram boas mas uma coisa não era boa: que o homem estivesse só. Então Deus cria a mulher (Gn2) para ser sua ajudadora. Isso não é um termo depreciativo. Deus nos Salmos e no livro de Hebreus declara a si mesmo como nosso ajudador. E eles deveriam trabalhar juntos numa maneira complementar. Como uma mão esquerda e uma mão direita. Que o homem é para ser o líder, e a mulher a ajudadora e eles devem trabalhar juntos. Deus então os junta e oficia o 1° casamento. Casamento é um homem e uma mulher e uma aliança como uma carne para toda a vida.

Deus estabelece um processo para o homem seguir. Primeiro deixe seu pai e mãe. Pedro repete isso, Paulo repete isso e Jesus repete isso. Isso significa que vocês homens precisam crescer, deixar a casa da mamãe, arrumar um emprego, adorar a Deus, pagar suas próprias contas, ficar de pé sobre as próprias pernas. Tomar conta de si mesmo. Se e quando você fizer isso então a segunda coisa que Deus disse que você pode fazer é casar. Encontrar uma mulher e casar com ela. E então desfrutar do fruto do casamento. Os dois se tornarem uma carne. Você terá intimidade com sua esposa biblicamente. Deus disse que tudo isso é muito bom.

Adão e Eva se amam. E tudo vai bem até Gn3. Em Gn3 Satanás entra na história. E ele discute com Eva, não Adão. Ele torce, cita erroneamente as palavras de Deus. Eva invés de ignorar ou repreender, ela discute com ele. Duas vezes no novo testamento Paulo diz que ela foi enganada. Ela tinha uma intenção boa. Mas intenções não são o bastante. Existe um velho ditado puritano que eu gosto muito, o ditado dizia: Quando Adão se afastou Eva se desviou. Mas não foi assim que aconteceu. A bíblia relata que ela estava argumentando com Satanás, e no fim concordando com Satanás e conspirando com Satanás para desobedecer e desonrar Deus, que Adão estava bem ali, não dizendo nem fazendo nada. A bíblia diz que ela tomou (Gn3) e deu ao seu marido, que estava lá com ela o tempo todo.

Muitos de vocês homens só entendem seus pecados em termos de comissão. Eu não roubei nada. Eu não matei ninguém. Mas também há os pecados de omissão. O pecado de Adão foi o pecado de omissão. Ele não se levantou, ele não falou, ele não amou sua esposa. Ele não liderou sua família. Ele também tomou, isso causou pecado, separação, eles se escondem um do outro e de Deus. Deus então veio em grande misericórdia e amor chamando quem? Adão. (Gn3:9). Adão onde está você? Este vai ser o chamado de Deus para muitos de vocês hoje. O que você fez? Onde você está se escondendo? Ainda que Eva pecou antes, Deus colocou Adão como responsável. Porque casamento é uma aliança (Ml2; Pv2) e em cada aliança existe um cabeça que é apontado para supervisionar a aliança para que os termos da aliança sejam guardados e que os participantes da aliança sejam cuidados.

Dentro do casamento o homem é o cabeça da aliança. Por isso que no Novo Testamento você ainda vai ler em lugares como 1Pe3, Cl3, Ef5, 1Co14, 2Co11 e vários lugares que o homem é o cabeça. Isso não significa, como vimos, que ele seja superior a mulher. Mas que Deus tem o homem e a mulher como responsáveis pelo seu pecado, mas põe um fardo extra sobre o homem, pelo bem de sua família. Então Deus chama o homem: Onde está você? Deus chama o homem e a mulher. Ele lida com o pecado da mulher, ele lida com o pecado do homem e uma maldição é colocada no homem e na mulher. As filhas de Eva e os filhos de Adão. Para Eva sua maldição será que o nascimento dos seus filhos será doloroso. Adicionalmente ela iria desconfiar e suspeitar do seu marido. Ela irá ter muitos medos que vão causar que ela queira dominar sobre ele. Esta maldição que está em Gn3 é a mesma palavra em Gn4, no capítulo seguinte onde diz que o pecado queria dominar sobre Cain. Eva irá querer dominar sobre Adão da mesma maneira que o pecado irá querer dominar sobre Cain.

Algumas mulheres vão fazer isso chorando, manipulando, usando o sexo ou ameaçando, ou sendo doces ou sendo agressivas, ou sendo negativas ou sendo mandonas. Mas de uma forma ou de outra elas estão tentando brincar com os homens como marionetes. Esta é a maldição dela. Para o homem a maldição dele é que a sua esposa não vai respeita-lo imediatamente ou facilmente. E que o seu trabalho seria marcado por espinhos e abrolhos. Qualquer homem que já tenha tentado ganhar a vida ou alimentar uma família sabe que essa maldição continua efetiva e o trabalho é difícil. Agora, nós já tinha-mos trabalho para fazer antes de o pecado entrar no mundo e se tornou crescentemente mais difícil para um homem alimentar a sua família desde a maldição.

Deus então faz uma promessa que Jesus viria Gn.3:15. O protoevangelio, o primeiro evangelho. Que ele derrotaria Satanás, desfaria tudo que Adão fez. 1Co15:45 chama ele de o último Adão. A derrota de Adão vai ser vencida pela vitória de Jesus quando ele esmaga Satanás, o pecado e a morte. Deste momento em diante a guerra dos sexos começa e o homem é tendente a ir em uma de duas direções, não entendendo masculinidade em geral e casamento em particular. Uma é a covardia. Eles, como seu pai Adão são covardes passivos. Evitam responsabilidade, evitam conflito, passam parte de sua maldição para sua esposa. Também há homens que não querem ser iguais a Adão que não querem ser passivos, quietos, imprestáveis e covardes e eles vão para o outro extremo e se tornam chauvinistas, valentões, rufiões, babacas e bad boys.

A história do mundo é marcada por estes dois homens, e maioria de vocês homens não sabe o que masculinidade é na verdade. E a sua tendencia vai ser sempre em direção da covardia ou chauvinismo. Muito ou muito pouco. Já lidei com homens por anos o suficiente a esta altura. E já vi alguns tipos de caras. Algumas variedades de tipos. E eu vou compartilhar com vocês alguns desses caras. Vamos começar com os chauvinistas. Os chauvinistas não compreendem masculinidade e como tratar uma mulher. Então há 4 tipos básicos deste fracasso que eu já vi.

O 1° é o Beto-não-gosta-de-coisas-de-bicha. Este é o cara que não sabe o que é um homem, só sabe que um homem não é uma mulher, então tudo que uma mulher for ele vai ser o oposto. Alguns de vocês tiveram um pai assim. Mamãe abraça então ele não abraça. Mamãe diz que te ama então ele não diz que te ama. Mamãe te beija então ele não te beija. Porque isso é coisa de meninas. Este cara não entende que homens e mulheres são feitos a imagem de Deus, eles tem as mesmas emoções e paixões, experiências e eles expressam de maneiras masculinas e femininas, mas ser um homem não é o oposto de ser uma mulher. Ambos feitos a imagem de Deus e se expressam de maneiras masculinas e femininas.

E estes caras costumam pensar assim: ser um homem significa que você pode gritar mais alto, cuspir mais longe, soltar o pum mais fedido e socar mais forte. Isso é um homem. Esse não é um homem, é uma piada. É uma piada! Não tem nenhuma mulher aqui hoje orando: "Deus, me envia esse homem, quero um homem de verdade". Mas muitos caras, especialmente aqueles que ficam solteiros por muito tempo, aqueles que moram em 30 num apartamento e cada um paga $30 de aluguel pra sobrar dinheiro para gastar e passar o tempo todo jogando Guitar Hero. Isso que esses caras pensam. E eles são uns idiotas.

N°2: Estevão-estatus-e-sucesso. Este é cara que se define de acordo com a bíblia pelo que ele tem e faz. Ele tem essa mentalidade hiper-competitiva: "Olha quanto eu ganho", "Olha como minha empresa está indo bem", "Olha a minha casa", "Olha meus sucessos", "Olha as minhas vitórias". Ele trata a sua mulher como um troféu. O dever dela é ser bonita e ficar quieta. E fazer ele parecer bem enquanto ele adiciona outro furo no seu cinto. Ele não a ama bem, não a serve bem, ele está mais preocupado com sua receita e sua posses que com sua esposa e filhos.

N°3 Pedro-porrada, este é o cara que tem raiva, violência, pavio curto, é rude, mal, ele é duro, autoritário, intimidador, ele é assustador. Ele é assustador. Você é esse cara? Sua mulher tem medo de você? Que tipo de homem intimida uma mulher?

N°4 - Carlos: o Chefe! Esse cara é mandão. Ele acha que seja onde ele for ele é o rei de tudo. Ele sempre diz a todo mundo o que fazer. Ele fica a distância como um Sargento e late ordens para sua esposa, late ordens para seus filhos É difícil dele manter um emprego, porque ele quer sempre mandar no seu empregador, seus empregados e ninguém consegue aguenta-lo. Ele pensa que ser homem significa ser mandão e autoritário. Esses caras são os piores quando aparecem na igreja. Eles querem ser autoridade e não estar de baixo de autoridade. Esses são os caras que chegam e imediatamente dizem: "Eu quero liderar, me coloque como encarregado de algo!". Você está encarregado de calar a boca, esta pode ser a sua especialidade.

Estes são os caras que quando você exorta eles saem da igreja. E eles levam mulher e filhos, e eles sofrem porque este é um cara que ama ter autoridade e recusa estar sob autoridade. Gosta de dizer aos outros o que fazer e ninguém pode dizer nada para ele. Eu tenho uma lista destes caras. Dá pra ver na cara da mulher deles. Ela está miserável. Dá pra ver nos filhos, eles detestam o pai. E ele está alheio porque ele é um imbecil. E eles vão de igreja em igreja, e no fim dizem que não conseguem encontrar uma igreja boa, o que significa que ele não consegue encontrar um pastor burro o suficiente para receber ordens dele.

É assim que o chauvinismo se expressa. E vocês homens, quando vocês lêem versos como "cabeça do lar" e pensam que significa algo assim, você é um idiota. Você é abusivo, perigoso, e um tolo. Alguns podem dizer, eu não sou assim. Bem você pode ser pior de um jeito diferente. Estes são coverdes. Você é igualzinho seu pai Adão.

Nº1 é o Pequeno-Menino-Larry. O Pequeno-Menino-Larry é um queridinho. Ele é um cara nos seus vinte, trinta, que Deus não permita, quarenta anos. Não consegue manter um emprego. Esquece de programar o alarme. Já está a 8 anos tentando terminar o curso técnico. Trabalha meio período, porque ele se estressa demais com o trabalho. Ainda vive com a mãe. Ou então vive sozinho, mas a mãe está sempre preocupada com ele então ela faz as compras, lava as roupas e ajuda a pagar as contas. O Menininho Larry, é totalmente querido, um cara legal. Então ninguém nunca chuta ele nos documentos. Ele se safa com qualquer coisa. O Menininho Larry realmente ama a sua mãe. Porque ela está sempre trocando sua fralda figurativa. E o seu sonho é encontrar uma garota bem legal, com um bom emprego e uma casa. Assim ele pode ir de sua mãe para sua namorada ou esposa.

E ele aparece com idéias tolas como: "Vou ser o pai que fica em casa". Sou realmente bom com crianças, já que eu sou uma. As crianças gostam de mim. Porque nós nos relacionamos como crianças. O Menininho Larry é uma piada. Ele se safa com qualquer coisa, especialmente numa igreja cristã onde ele tende a ser maioria. Mulheres que se atraem a esses homens dizem: "Mas eu realmente amo ele". Sim, você está atraída a ele da mesma maneira que uma mãe se atrae por uma criança orfã. Mas isso não é um casamento. Isso é uma afeição Mãe-Filho, e não uma afeição Marido-Mulher. Você não olha para estes homens, senhoritas, e dizem: "Eu respeito ele, quero que meus filhos sejam iguais a ele". "Quero que minhas filhas se casem com homens iguais a ele". Você diz coisas como: "Ele tem muito potencial, mas ninguém entende ele". Eu entendo, ele é um idiota. E ele enganou você.

N°2: Carlos Carvalho. Esse é o cara que vai para o trabalho, paga as contas, chega em casa liga a TV e se desliga do mundo. Este é o pai que está fisicamente presente mas emocionalmente ausente. Ele sempre está mexendo no carro, está sempre na Internet, está sempre no escritório, está sempre na garagem, sempre no jardim. Você diz: "Pai você nunca esteve lá" ele diz: "Eu sempre estava lá". Sim, mas num estado de coma. Alguns de vocês aqui, seus pais nunca disseram: "Eu te amo". Ele nunca abraçou, nunca encorajou, E o que ele diz é: "Como assim não fui um bom pai? Eu ponho comida na mesa, um telhado sobre a sua cabeça e vim para casa todas as noites. Eu estava lá." Ele não estava lá presente, conectado, participando. Isso é um covarde, este cara é em última estância um covarde. Ele tem medo de se envolver na vida de sua mulher e filhos.

N°3 - Henry Super Espiritual. Esse cara me deixa maluco. Esse é o cara com a camiseta cristã, adesivo cristão no carro, sempre ouvindo música evangélica, sempre lendo o último livro cristão porcaria da moda. Tudo sempre é sobre Deus. Mas o que ele fala não faz sentido. Ele quer que todo mundo saiba quão hiper espiritual ele é. Até o ponto de sua esposa e filhos terem vergonha dele. As crianças não trazem os amiguinhos para casa. "Porque você nunca trouxe seus amiguinhos aqui?" "Pai, porque você dá vergonha. Fica falando sobre o cananeus. Fica tentando discutir sobre circuncisão." Você é um idiota. Sabe aqueles caras que você pergunta: "Quer água?" Ele responde: "Você sabia que Jesus é a água da vida? E ele pode fazer rios de água viva fluir de você!". A criança de 14 anos pega o garfo e vai para baixo da mesa tentando encontrar a jugular e acabar logo com a vida. Porque seu pai é vergonhoso. O sobrenome dele é Flanders. Terrível. Ser um líder espiritual, senhores, não significa que você tenha que ser um esquisitão total.

N°4 Gary Engraçado. Ele é a vida da festa. Todo mundo adora ele. Ele é engraçado, ele é cativante, ele é esperto. Ele é divertido. Tem sempre uma multidão em volta dele. Se dá bem com todo mundo, e aqui está a chave: Todo mundo adora ele, ninguém respeita ele, porque ele é uma piada. Por isso que é tão engraçado. Ele não apenas conta piadas, ele é uma. Sempre que algo acontece ele transforma em uma piada, ele não percebe que a vida dele é uma piada. Não consegue manter um emprego, não consegue pagar as contas, não consegue acordar cedo, não consegue honrar compromissos, não consegue se organizar, começa as coisas e nunca termina. Todo mundo ama, mas ninguém respeita ele. Ele atrai uma multidão, mas ela não vai seguir ele porque ele não esta indo pra lugar nenhum. Ele não é um líder. A mulher casa com esse cara e eventualmente ele se torna não tão bonitinho, não tão engraçado. Não tão esperto. Ele se torna profundamente chato. Ela se cansa das piadas e das descontrações, e das frases inteligentes. E do "eu sou legal viu?". Ela quer um homem de verdade que ela possa depender. Ela se cansa disso.

Homens são tendentes em direção do chauvinismo ou covardia. Muito ou muito pouco. Agora a chave é entender o evangelho. O homem perfeito é Jesus. O homem que nós deveríamos ser parecídos é Jesus. Nosso grande Senhor e Deus, Jesus Cristo vem à história humana para viver uma vida como o homem perfeito. Deus-homem com certeza, mas homem perfeito ainda assim. Você e eu precisamos tirar nossas dicas de masculinidade de Jesus. Agora a chave para masculinidade é esta: Jesus assume responsabilidade. Por ele mesmo. Ele trabalha num emprego. Ele assume responsabilidade por mim. Veja, a cruz é onde Jesus substituiu a si mesmo, e morreu no meu lugar por meus pecados. Você precisa saber disso, meus pecados são culpa minha não culpa de Jesus, mas Jesus tornou eles sua responsabilidade. Esta é a essênsia do evangelho. As boas novas. Se você entender isso, isso vai mudar como você vê masculinidade e feminilidade.

Homem não é aquele que consegue cuspir mais longe socar mais forte, soltar o pum mais fedido e gritar o mais alto. Ele é o homem que assume responsabilidade. Alguns de vocês não são altos, não são fortes, em uma luta de vale-tudo você não vai se dar bem. Mas você ainda pode ser um homem se você for responsável. Jesus morreu por meus pecados, ele assumiu responsabilidade por mim. Assim que você entender como Jesus, masculinidade é um dos meios pelos quais, como cabeça da aliança ele nos serviu bem então você perceberá que ser homem significa assumir responsabilidade como cabeça da aliança de casamento. Isso significa: assuma responsabilidade por si mesmo.

Alguns de vocês são uma piada total e eu não tenho nenhum respeito por você mesmo. Você não consegue arranjar emprego, manter emprego, não consegue manter suas mãos longe de uma garota, não consegue parar de baixar pornografia, não consegue pagar suas próprias contas, não consegue acordar cedo. Sabe de uma coisa, se você não consegue assumir responsabilidade por si mesmo. Você não deveria nem ter um animal de estimação, que dirá uma esposa. Que dirá uma criança! Veja, casamento é para homens, não para meninos. Muitos homens agem como meninos e muitos meninos pensam: "Se eu me casar isso vai fazer de mim um homem" e nunca funciona desse jeito. Meninos que se casam não se tornam homens, eles destroem mulheres. E as vezes crianças, se eles tiverem. Você precisa assumir responsabilidade por si mesmo, pela sua igreja, pelo seu emprego, pagar as suas contas. Você anda com Deus. Depois você assume responsabilidade por sua empresa, assuma responsabilidade pela sua igreja, assuma responsabilidade por sua esposa, assuma responsabilidade por seus filhos, assuma alguma porção de responsabilidade por sua cidade.

Veja, ser um homem não é encontrar outras pessoas que possam carregar a sua carga. Ser homem é carregar o seu fardo e amar sua esposa e filhos e levar a carga deles também. Por se tornar cristãos, senhores, vocês percebem que Jesus é o cabeça da nova aliança. E ele te ensina como ser o cabeça da aliança de casamento. Ele te faz membro da igreja. Como você se torna torna membro você se torna parte coletiva, não individual, da noiva de Cristo. E enquanto você segue a Jesus você aprende a liderar. E se submetendo a autoridade espiritual e se calando, porque você inatamente não sabe de nada sobre nada e se submetendo a instrução, invés da parada de tolos que você chama de amigos. ocê pode crescer em sabedoria e depois estar pronto para amar uma mulher por toda a vida.

Agora, meu tom é para os homens. Falamos com homens de maneira diferente que falamos com mulheres. Tem uma razão até teológica. Pedro vai dizer em 1Pe3:7 que as mulheres são o vaso mais frágil. Pense numa taça de cristal. E homens são como uma caneca de metal. Você pode derrubar, bater, amassar uma caneca de metal que ela vai ficar bem. Você trata uma taça diferente de uma caneca. Se isso fosse uma conferência para mulheres, eu não estaria chamando vocês de idiotas, imbecís, tolos e dizendo que vocês são uma piada. Ok? Mas para homens eu preciso chegar até isso.

Vocês tem recebido cumprimentos, elogios, pensamento positivo, "você é um vencedor", "Jesus te ama", "você pode melhorar" e eu estou dizendo: Você é uma piada. E os homens de verdade sabem que é verdade. E eles enxergam. E talvez tenha uma mulher que você conseguiu enganar e ela não vê porque como Eva ela é facilmente enganada. 1Pe3:7, eis o que diz: Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

No verso anterior, como falamos na semana passada, fala que mulheres quando se trata de casamento tem o que? Medo. E sabe de uma coisa, estes medos da mulher com relação ao casamento são legítimos. São sim. Se uma mulher casa com um homem ela está confiando o resto da vida dela nas mãos dele. Que ele não vai bater nela, nem traí-la, que ele vai trabalhar duro, pagar as contas, que ele vai amar as crianças, que ele terminar a corrida bem. Que ele vai andar com Jesus até o fim. Que se ela ficar doente ele vai cuidar dela. E se ela estiver morrendo ele vai permanecer fiel a ela.

Senhores, é algo terrível para uma mulher ter que confiar num homem pecador. Como homem eu não acho que eu entendi isso completamente até que eu tive filhas. E agora eu entendo um pouco desse medo. O pensamento de ir com minha filha até o altar no dia do casamento dela, e entrega-la para um homem e confiar que ele vai ama-la, protege-la, servi-la e se preocupar com ela causa medo até em mim. Grande preocupação! As mulheres tem medos legítimos e o que Pedro está dizendo é que os homens precisam ser de uma maneira específica para que esses medos sejam aliviados. Eu amo as palavras dele: "com entendimento mostrando honra". Isso é um homem.

Agora, enquanto eu digo isso, muitos de vocês vão balançar a cabeça e dizer "Esse sou eu". Não, você não é! Deixe eu explicar isso na prática. Cada homem que ouve isso, mesmo o melhor de nós tem áreas em que precisa se arrepender e crescer. Então eu quero falar com vocês homens. Sobre algumas coisas que a sua mulher vai temer.

N°1 Você precisa honra-la maritalmente. O que isso significa, senhores, é que você não está procurando uma namorada, nem uma companheira de quarto. Você está procurando por uma esposa. Se ele não conseguir te honrar no namoro, que é quando ele está no melhor comportamento dele. Não importa se ele pede desculpas. Ele se arrepende e lidera? Pedir desculpas não é o suficiente, é necessário ser parecido com Jesus Ef 5:25: “vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Ele é egoísta ou autruísta? Ele se entrega por você eu toma de você? Quando vocês se casarem, senhores, vocês devem ser um homem de uma mulher só. Este é o requisito de um presbítero. E este é o exemplo para todos os homens.

Você não é o cara que fica passando cantadas, nem o cara que tem só amigas, nem o cara que baixa pornografia, nem o cara que tem outra garota na reserva em caso de emergência, nem o cara com os olhos exploradores, se você for, você não está honrando o casamento. Eu conheço uns completos idiotas que gostam de tirar a aliança quando vão para o bar com os amigos. Você honra a aliança do seu casamento? Você assume responsabilidade como o cabeça da aliança de casamento assumindo responsabilidade pelo bem estar da mulher. Sabe, a mulher tem grande medo. Se você não honrar o casamento estatísticamente ela vai se tornar pobre depois do divórcio. Ela vai se tornar mais uma mãe solteira. Ela vai ter que encontrar uma maneira de dizer para as crianças porque eles não devem ser amargurados contra você apesar de você ser um perdedor. Você vê? Esses medos são bem legítimos. As mulheres já viram isso tantas vezes que elas tem medo dos homens.

N°2 Honre ela fisicamente. Ele diz que a mulher é o vaso mais fraco. O que isso significa é que em termos gerais, se uma mulher e um homem entrarem numa luta corporal ele vai vencer. Vou dar um exemplo. Muitos de vocês já viram a Grace. Se nós lutarmos não vai ser uma luta justa. Eu tenho um pescoço de 18 polegadas. Ela tem isso de cintura. Se alguém invadir a nossa casa eu não vou dizer: "Vá pega-los amor. Você é a valentona. Enquanto isso eu vou orar orações imprecatórias escondido no armário." Sabe de uma coisa senhores, vocês são mais fortes que uma mulher. Você já bateu nela? Já empurrou ela? Já agarrou ela com força? Já levantou a mão e ameaçou-a? Você já a ameaçou com violência física? Você já lhe deu aquele olhar? Aquele olhar penetrante de "não me provoque, agora é um bom momento de calar a boca"? Você diz para ela: "Estou muito irado, melhor você ficar quieta ou vai acabar mal para você". Você vai bem na rosto dela, você intimida ela com sua presença? Que vergonha, um homem que maltrata uma mulher. Que piada, que piada.

Você já se forçou a uma mulher? Você é um estuprador. Mas você diz: "Ela é minha esposa". Você é um estuprador. Sabe, quando alguém é atacada nós chamamos isso de abuso. Por mais horrível que isso seja o que é ainda pior é o tormento. Tormento é quando você é abusada e não tem como escapar. Isso é como ser prisioneiro de guerra. Ou como ser um escravo. Para algumas mulheres, sua versão de escravidão, cativeiro e tormento é chamada de casamento. Seu marido é fisicamente intimidador. Ela tem medo dele. Ela não tem como sair, ou pelo menos é o que ela pensa. Ela se sente presa, especialmente se ela tem filhos. Alguns de vocês são atormentadores, abusivos, estupradores e maridos e cristãos. E isso é absolutamente indesculpável.

Sabe, as mulheres tem medo disso. A maioria dos homens não andam por aí preocupados com sua segurança, mas eu conheço um monte de mulheres que se preocupam. Ela se sente segura com você? Senhoritas, se vocês estiverem namorando um cara que já foi violento físicamente, corram por suas vidas. Corra pelo bem dois seus filhos, pelo bem dos seus netos. Se ele já te ameaçou com violencia, existe algo profundamente demoníaco nele. Há algo sinceramente errado nele. Ele depois vai pedir desculpas e dizer que ele sente muito. Ele vai chorar um pouco e dizer que nunca mais vai acontecer, e sutilmente ele vai transferir a culpa para você. "Quando você faz isso eu fico muito nervoso, nunca faça isso denovo". "Ah, tudo bem, deve ser minha culpa". Nunca é sua culpa. Não importa o que você tenha feito ou dito se um homem te bater, te prejudicar ele está em pecado. Sem desculpas. E tem alguns caras, uns cabeças duras que pensam: quando a bíblia diz que você é o cabeça do lar significa que você pode ser o valentão. Não tem nada mais feio que um cara que depois assuma a mesma disposição com seus filhos, especialmente suas filhas.

A coisa mais nojenta e vil é um homem que bate numa mulher e está disposto a bater na sua própria filha. É nojento. Alguns de vocês, senhoritas, são muito tolas com quem vocês gastam tempo. São como Eva, fácilmente enganadas. E homens, nós precisamos honrar as mulheres físicamente. Adicionalmente, honre a mulher emocionalmente. Alguns de vocês dizem, eu não sou emocional, eu não me conecto. Mas deveria. Homens e mulheres tem as mesmas emoções e eles as expressam de maneiras diferentes. Sua mulher precisa de intimidade. Isso significa "ver dentro de mim". Ela quer que você a conheça. Ela quer te conhecer, ela quer que você se abra. Ela quer que você seja apaixonado, amoroso, honesto. E ela quer te conhecer, e ser conhecida de você. E a bíblia diz que Adão estava com mulher, Eva, e a conheceu.

Há muitos caras que transformam casamento em uma descrição de emprego, ela faz a parte dela e eu faço a minha e não há nehuma conexão emocional de qualquer tipo. Estes são os caras que os pecados são pecados de omissão. "Eu não bati. Não gritei." Sim, mas também não amou. Você não se conectou com ela, não a encorajou, não a perseguiu. Então no final falhou com ela. Honre a mulher verbalmente. Como você fala com ela? Você tem apelidos feios para ela? Você levanta a sua voz? Você a ameaça? Você é respondão? Alguns de vocês dizem:"Eu nunca bateria numa mulher". E com a sua língua? Não só falando com a sua esposa na presença dela, mas falando sobre a sua esposa na ausência dela. Quando sua esposa não está lá e você está com os caras, como você fala dela? O que você diz sobre ela?

Sabe, seus filhos vão pegar isso também. Você começa a dizer coisas horríveis sobre a sua esposa e seus filhos vão ficar nessa posição terrível de ter que escolher entre sua mãe e seu pai. E inváriavelmente algumas crianças vão desprezar sua própria mãe. E falar mal dela num esforço a permanecerem fiéis aos seus pais. Você vê, uma divisão no casamento inclui as crianças. Eles estão presos no meio. São fatalidades de guerra. Vocês homens podem acabar com isso e tirar esse medo honrando ela verbalmente. Falando honestamente, respeitosamente, amorosamente com ela e sobre ela.

Alguns de vocês esquecem. Jesus não está ali, minha esposa não está ali, eu posso falar o que quiser. Jesus está ali mesmo quando sua esposa não está. Deus escuta tudo, vê tudo e sabe de tudo. E você não vai se safar com nada. Honre-a financeiramente. Se um homem não provê as necessidades de sua família ele negou a fé e é pior que um incrédulo. Existe um verso. Veja, a condenação da mulher foi sobre ter filhos e se submeter ao seu marido. A condenação do homem foi ter que prover para sua família. E o que os homens mais fracos, malignos e imprestáveis fazem é dizer: "Minha carga é pesada e a sua também, mas eu preciso que você me ajude carregando metade da minha carga também". Homens, vocês precisam trabalhar. Vocês precisam trabalhar pesado. Na verdade você precisa trabalhar mais que os outros se quiser alimentar sua família. Esta é sua responsabilidade como homem. Se você quiser que qualquer homem te respeite, se quiser que a sua esposa te respeite. Se quiser que seus filhos te respeitem, você paga as contas, você consegue o dinheiro, você alimenta a família.

Nós vivemos nestes dias em que os homens dizem para as mulheres: "Ei, controle de natalidade, aborto. Não temos muito dinheiro. Eu não gosto de respondabilidade". Que vergonha. Não tem nada mais triste que uma mulher que ama Jesus e quer ser uma mãe e o marido fica dizendo: "Eu sou o cabeça do lar então não". O que ele está dizendo é: "Estou no comando e ordeno que peque". "Negue todos os seus instintos maternos". Tito 2 diz que a mulher deve ser caseira em sua orientação e eu sei que alguns de vocês vão ouvir isso e dizer "isso é datado", e eu vou responder "olhe para a condição dos casamentos atuais e veja se está funcionando". As últimas estatísticas: 40% das crianças são nascidas fora do casamento. Chegou a um ponto em que as mulheres nem fingem mais que vão se casar. Elas vão para a faculdade, conseguem um bom emprego, engravidam, tem um filho, e perderam qualquer esperança de um dia encontrar um cara que possa levar o fardo. Isso é trágico.

Somos uma cultura que está trabalhando duro para proteger mulheres e crianças e ninguém tem o bom senso de bater nos homens que são a causa de tanta dor. Eu conheço caras que não são generosos. Conheço um cara. Que idiota! Este cara ganha bem e é totalmente mão-de-vaca com a esposa. Ela não pode gastar nada, não pode ir tomar um café com as amigas porque ele é um viciado em controle. Honre sua esposa financeiramente. E eu nem estou falando em ter um estilo de vida glamuroso. Mas o que eu estou dizendo é isto: Viva de acordo com sua capacidade, faça um controle de orçamento, dizime, gaste, poupe, invista bem. E eu sei que é difícil viver com um salário. Eu sei que é difícil. Particularmente no clima econômico atual. Mas para alguns de vocês isso é uma desculpa para ser irresponsável. Estatisticamente também, se você tem filhos, e põe na creche para a mamãe poder trabalhar, os outros custos que estão associados: comer fora, lavagem a seco, carro, segundo celular e coisas dessa natureza, mais os impostos adicionais, custos e fardos. A verdade é que muito raramente uma mulher que trabalha vai ajudar a renda familiar. Só os impostos já mordem um bom pedaço. MSNBC fez um grande estudo sobre isso alguns anos atrás e eles mostraram os dados para as mães que deixavam os filhos na creche. Que elas não estavam ajudando em nada para o rendimento familiar. E uma mulher estava tendo uma crise nervosa na tv dizendo: "De que adianta eu ir pro trabalho?" Boa pergunta. É porque seu marido não sabe nem fazer as contas considerando os impostos. E não é esperto o suficiente para conseguir alguém que faça isso por ele. Ele apenas diz, ponhas as crianças na creche, arranje um emprego, assuma metade da minha maldição. Ah, e a propósito eu fiz as contas, não está ajudando na verdade. Honre ela financeiramente. Honre ela praticamente.

Alguns de vocês, a casa está uma bagunça, nunca está acabada. Os móveis estão quebrados, o carro mal liga, vive longe da comunidade, eles não tem uma agenda, não tem um orçamento, não tem um plano, ela não sabe o que está acontecendo. Nas coisas práticas da vida o cara é um zoológico. Apenas um pesadelo desorganizado, sem planos, que se arranja no último minuto torcendo pra dar certo. Honre ela na prática. Você tem um orçamento? Você tem uma agenda? Tem um plano integrado? Você tem uma vida? Honre ela como pai.

Senhores, sua esposa quer que você ame as crianças. Ela quer que você ajude a criá-los. Ela quer que você os ame e os persiga. Ela quer que você gaste tempo com os meninos. Ela quer que você gaste tempo com as meninas. Ela quer que você faça Ef6 e seja o pastor deles. Ela quer que você leia a bíblia com eles. Ela quer que você ore com eles. E sabe de uma coisa, você também deveria querer. Tantos caras cristãos pensam: "Eu pago pela escola cristã, mando a mulher e filhos para a igreja, eu fiz meu dever cristão". Não, você abdicou sua responsabidade para outros. É seu dever amar seus filhos, e orar com eles. É seu dever ensinar a bíblia para eles, é seu trabalho encorajar. É seu dever disciplinar seus filhos. Uma esposa vai ser tão tolerante com tantas coisas se ela souber que seu marido ama desesperadamente seus filhos. Que ele os serve, se preocupa com eles, que ele é querido com eles. Que ele é o pastor-papai para eles. Então poucas crianças tem um pai de verdade. E menos ainda tem um pai cristão e desses quantos tem um pai que realmente está fazendo seu trabalho?

E eu vou dizer pra vocês, isso não é algo que você tem que fazer por obrigação. Isso é maravilhoso. Eu quero dizer, toda noite Alexi, loira, de olhos azuis, parecida com a Sininho, me diz: "Papai, eu quero andar na cacunda e depois ouvir uma história da bíblia." E sabe de uma coisa, eu também preciso. Eu preciso disso tanto quanto a Alexi. Eu choro pensando no dia em que eu não vou estar andando com ela na cacunda. Então eu faço isso o máximo que eu puder. Porque é uma ótima época e uma maravilhosa oportunidade. O que isso significa, senhores, é que as suas prioridades vão ser: cristão, marido, pai, empregado. Estes são seus quatro principais deveres. E eles vão tomar a maior parte da sua vida. Você não vai ter muito tempo.  Provavelmente vai ter que deixar de lado suas ferramentas, seus hobbys, seu carro, seus projetos seu clube de golfe, seu Xbox e provavelmente vai ter que deixar de lado o controle remoto, seu laptop e seu iPod para honrar sua esposa parentalmente. Você não vai ter muito tempo pra muitas outras coisas. E senhores, seu objetivo não é chegar perante Deus e dizer a ele em que nível você chegou em World of Warcraft. E tudo isso se resume no n°8: honre ela espiritualmente.

Existem entre 11 e 13 milhões mulheres cristãs a mais que do que homens. Muitas mulheres vão a igreja por si próprias, elas tem que arrastar seus maridos para igreja, arrastam seus filhos para igreja. É o seu dever homens, liderar espiritualmente. Você ora com a família, você lê a bíblia com a família, você escolhe uma boa igreja, torna-se membro e se submete a ela, você escolhe o grupo de comunhão ou escola bíblica, você é quem deve liderar espiritualmente. Alguns caras dizem "não sei o que fazer". Comece orando com sua esposa. Existem mulheres que vão ouvir isso e no fundo do coração é isso que elas mais querem. Se meu marido só orasse comigo...

Alguns de vocês oram com todo tipo de gente, mas não oram com suas esposas. Ore com sua esposa, ore com seus filhos. Você lê a bíblia com sua esposa? Você fala sobre Jesus com sua esposa? Você fala sobre Jesus com seus filhos? Liderar espiritualmente é a fundação de todo o resto. Alguns de vocês são uns totais perdedores, são uma piada. Alguns de vocês estão nos seus 20 e pouco e ainda não se tornaram membros de uma igreja, não conseguem encontrar a bíblia, não estão num grupo de comunhão, não tem ninguém como autoridade para falar a sua vida. E estão tentando encontrar uma mulher. Você nem sabe o que está fazendo. Você é uma piada. Você se acha bonitinho mas não é. Você é uma piada. Você é uma piada louca. E no fundo você sabe.

E você pode usar toda a sua energia para brigar e argumentar comigo. Ou pode usar para se arrepender. Se você acha que é forte, acha que é durão, prove se arrependendo e deixando de ser uma piada. Não use sua energia para brigar com caras que estão querendo limpar sua bagunça. Use sua energia para carregar seu próprio fardo. O que acontece com o cara que não faz o que Pedro diz? O que ele diz? Leia por si mesmo. "Para que suas orações não sejam impedidas". Se um homem não obedece a Deus nestas questões, Deus não ouve a ele. Vocês homens estão casando com as filhas de Deus. Você realmente acha que você pode bater nela, negligencia-la, engravida-la fora do casamento, passar a mão nela, mentir para ela, manipula-la, abusa-la, negligencia-la e depois orar para Deus "me ajude". Deus responde "de jeito nenhum. Você não ama minha filha, eu não sirvo você, você não honra minha filha eu não honro você. Você está por sua própria conta". E muitos de vocês homens, a razão para vocês terem dificuldade de andar com Deus é porque vocês se desviaram e ele voltou as costas para você. Você está prejudicando a filha dele. Deus é o pai dela. Você não pode pensar que pode abusar da filha de Deus e depois clamar pela ajuda de Deus enquanto você abusa da filha dele.

Te digo como um pai, você machuca uma das minhas filhas e pede ajuda para fazer mais, sua oração não vai ser atendida. Alguns dizem: "Eu fiz tal e tal, passei a mão na minha namorada, gosto de mães solteiras porque elas são alvos fáceis, são carentes. E parece que não me incomoda". Bem, isso só prova meu argumento, talvez você nem seja salvo. Talvez você nem tenha o Espírito Santo. Talvez você seja um tolo religioso. E talvez Deus já tenha te ignorado. E talvez você já esteja por conta a um tempo bem longo. Me cansa tanto, ver os piores homens machucarem mulheres e filhos. É tão exasperante, é tão exaustivo, é tão nojento.

Eu vou responder algumas perguntas e tentar me acalmar. Qual a primeira?

"O que eu devo fazer se meu pai é um Carlos Carvalho - sou um cara de 21 anos"

Se você é desses caras que seu pai estava fisicamente presente mas não emocionalmente ou espiritualmente presente. Ele não era amoroso e não te apoiava, a boa notícia é que a bíblia diz que Deus é pai para os sem pai. E se você tem 21 anos, provavelmente você ainda é solteiro, e para muitos caras existe um profundo desejo no coração querendo que seu pai os amasse, os abraçasse, os beijasse e dissesse que estava orgulhoso dele. E sinto muito se você não teve isso, mas é aí que entra a comunidade, é aí que você assume responsabilidade, não como um cara passivo, veja, o cara que assume responsabilidade não é passivo, é ativo. Não é o cara que fica parado dizendo: "Onde está meu mentor, onde está meu amigo, onde está meu Paulo para que eu possa ser o Timóteo." Criança chorona. O que ele diz é: "Eu vou encontrar uns caras, que amem suas esposas, amem seus filhos, amem Jesus e vou passar tempo com eles". "Vou observa-los, vou fazer perguntas, não vou me tornar o ‘o que a gente faz com Bob’ e só chatear eles. Mas quero conhece-los e quero aprender". Logo que eu me tornei cristão, tinham 3 homens que eu segui que mudaram minha vida. Um professor de filosofia, um pastor, e um pai do que devem ser agora uns 12 filhos. Eu não queria ficar com um monte de caras de 21 anos, que também não sabiam de coisa nehuma. Como eu sei que eles não entendiam nada de mulher? Eles não tem uma. E se conseguiam uma eles eram como um cachorro correndo atrás do carro de bombeiros. Se eles conseguem pegar um, eles não sabem o que fazer com isso. Você quer homens que realmente saibam o que estão fazendo. É aí que entram grupos de comunhão. Se você é o cara de 21 solteiro e cujo pai não fez um bom trabalho, encontre um cara que seja bom marido, bom pai, num grupo de comunhão e vá para esse grupo de comunhão. Conheça aquela família, observe aquelas crianças, conheça aquela esposa, observe aquele homem. Veja, é aí que a igreja entra como uma segunda família. Você tem a família de nascimento e tem a família de novo nascimento. Se a sua família de nascimento é boa e a de novo nascimento também é ótimo, você é duplamente abençoado. Se a sua família de nascimento não é boa você ainda tem a família de novo nascimento para te dar o apoio necessário. Relacionamento, comunhão, busca. O que acontece é que os meninos piores, mais irrequietos e irresponsáveis, as mulheres sempre estão tentando arrastar para o grupo de comunhão. Se você é um homem, vá por si mesmo.

Próxima pergunta.

“Existem circunstâncias em que esta tudo bem a mulher ser a provedora do lar o homem cuidar das crianças?”

Viu, todo mundo quer ser a excessão a regra. Sim, existem excessões e você não é uma delas. Você é só um perdedor. Sim, existem excessões. Um amigo meu, ele trabalhava duro, um dia acordou com paralisia nas mãos. Uma condição debilitante que chegou derrepente. Ele era um cara que era um comerciante e literalmente a juntas dele paralisaram. Então a esposa teve que ir arranjar um emprego. Claro. Existem excessões, claro. O cara é diagnosticado com câncer, está no hospital, ou é atropelado por um carro. Claro. A maioria das pessoas tem isso? Não. Somos legalistas e dizemos que todos tem que jogar por estas regras? Não. Vemos excessões a regra? Claro. Mas a maioria dos caras não são excessão. Não são. Ele querem achar uma brecha para explorar. Vocês fazem isso com tudo. Estamos namorando, "estamos casados no coração". Não, não estão! "Somos casados aos olhos de Deus". Não são não. "Está tudo bem porque nós nos amamos". Não amam não. "Eu vejo pornografia mas pelo menos eu sou fiel a minha esposa". Não é não! Existem excessões? Em muitas coisas não, em algumas existe, para você provavelmente não.

Próxima pergunta.

"Bellevue - Tudo o que acontece de mal na, dentro da e em volta da minha família é culpa minha como marido e pai?"

Não é sua culpa mas é a sua responsabilidade. Isso significa que não é responsabilidade da sua esposa e filhos? Não, veja o que acontece em Gn.3. Eva peca, Deus lida com o pecado dela. Satanás peca, Deus lida com o pecado dele. Adão peca, Deus lida com o pecado dele. Mas quem Deus coloca como responsável primário? O homem, Rm.5:20-21, porque um homem pecou toda a raça caiu. Se você é um cara cristão o que você não pode dizer é: "Minha esposa causou um problemão, espero que ela conserte". "Meus filhos estão tomando más decisões e se desviando. Espero que eles resolvam sozinhos." Como Cristo você vem e se envolve. Você encarna, você se coloca no lugar. Não de uma maneira ogra e exagerada. "Querida eu te amo, mas isso está uma bagunça. Agente tem que resolver isso". "Crianças, eu sou seu pai, eu amo vocês, vocês tão tomando más decisões". "Vocês estão entrando em circunstâncias terríveis". "Eu amo vocês, eu quero servi-los, eu quero resolver com vocês". "Vamos consertar isso". Quando você é mais necessitado, você busca com mais vigor. Nós vivemos num tempo onde, na verdade, as pessoas não assumem responsabilidade nem por aquilo que é culpa deles. E como cristãos, ser o cabeça do lar é ter um fardo ainda maior em tomar responsabilidade pelo bem estar da esposa, e dos filhos. Pode não ser sua culpa, na maioria das vezes é em certo grau culpa do marido. Independente disso continua sendo responsabilidade dele. Se você não ama sua esposa o suficiente para busca-la, se você não a ama o suficiente para servi-la, se não a ama o suficiente para ajuda-la, você pode realmente dizer "Eu amo ela como Cristo amou a Igreja"? Jesus não ficou no céu olhando para sua noiva a igreja e disse: "Que bagunça. Boa sorte." Ele veio e morreu por ela. Ele entregou a si mesmo por ela. Isso é um marido cristão. Que não é um herege. Um herege é alguém que proclama uma coisa e vive outra. Qualquer homem que não lidera sacrificialmente sua família é um herege. Sua vida prega um evangelho falso. Ele nega a Cristo com suas ações. É um assunto muito sério. Não é apenas um arranjo marital alternativo. É uma heresia.

Temos tempo para mais uma pergunta.

"Estou tentando ser o homem sobre o qual você prega, mas estou no fim da linha com uma esposa que não é do tipo que você prega. O que eu faço?"

A verdade é que isso pode ser bem difícil. Se você é um homem que quer liderar em amor uma família e você tem uma esposa que é como Oséias e Gomer, ou você tem uma esposa que só briga, chuta e batalha e se opõe, você está numa circunstância bem difícil. Agora para vocês que são solteiros, prestem muita atenção, não fique cegado pela cobiça. Não fique sexualmente conectado prematuramente. Caras, mantenham sua objetividade, conheça a pessoa com tempo. Veja como elas estão andando com Deus e como elas respondem a tribulação. Faça que outros casais que conhecem a Jesus a conheça. Vá para o aconselhamento pré-marital com eles. Faça o dever de casa. E pra vocês que são casados e estão nestas circunstâncias, independente de ser a mulher ou o marido que está em pecado, eu acho que Tito2 funciona bem para a mulher "que as mais velhas treinem as mais jovens", isso é o que eu encorajaria aqui. Da mesma maneira se você é uma esposa que o marido é um imbecil, é melhor que homens lidem com ele. Porque ele não vai nos chamar, e ele não faz nada contra nós. Ele não está nos alimentando, nós não dormimos na mesma cama que ele. Na verdade não tem muito que ele possa fazer que nos intimide ou amedronte. Nós podemos lidar com ele como homens. E na verdade o tom que nós vamos usar é severamente mais forte do que o que você está ouvindo nesse sermão. Esta é a versão que vamos por na Internet, então temos que manter limpo. Nós lidamos com homens como homens. E mulheres lidam com mulheres como mulheres E o que eu acho, é que quando se trata de uma mulher, as vezes é uma senhora mais velha, mais piedosa e experiente que senta com a mais nova e pergunta: "O que você está fazendo?". "Você está em pecado, você é desreipeitosa, sem amor, cruel, controladora, manipuladora, você é uma rainha do drama tendo um chilique. Você ama atenção e você está constantemente causando problema" e este tipo de coisa. São os tipos de mulheres em provérbios "você é flertadora, você não está honrando o seu marido", esse tipo de problema. É melhor mulheres falarem com mulheres nesses assuntos. Se um homem falar sobre estas coisas com sua mulher tudo bem, se não levar a lugar nenhum, novamente, é comunidade. São grupos de comunhão, casais piedosos, é apelar para outros. "Querida, eu preciso que você vá falar com ela, ela é sábia, ama Jesus, ela é boa esposa, boa mãe, boa cristã, e ela precisa falar com você sobre isso. Você vive brigando comigo nisso e é isso que a bíblia diz. Eu te amo e eu não vou desistir de você, mas nós precisamos vencer isso porque não estamos progredindo." Vocês vêem, é aí que 1Pe3:1-5 para as mulheres e 1Pe3:6 para o homem eles vão juntos. A mulher tem medos, mas ela precisa andar por fé e santidade e submissão, e o homem precisa aliviar estes medos amando e liderando como Cristo, honrando e considerando. Respeitando ela. Tendo consideração com ela. Se em um ponto um não faz a sua responsabilidade, o casamento se torna muito acrimonioso, difícil e duro. Se ambos se submetem às Escrituras e ao Senhor Jesus Cristo, então no final eles conseguem resolver essas coisas e podem ter um casamento feliz. Podem criar filhos nesse contexto. Alguns de vocês, é tão frustrante. Alguns de vocês já vem aqui a anos, e ainda passam a mão na sua namorada. Alguns de vocês vem aqui a anos e ainda não oram com suas esposas. Alguns de vocês vem aqui por anos e ainda são solteiros e fazendo sexo. Alguns de vocês ainda enquanto eu estou pregando, do seu lado está a sua namorada, noiva ou esposa e alguns de vocês já deram aquele olhar: "não chore, não deixe eles saberem que estão falando sobre mim, só aguenta aí". Você já a intimidou bem aqui. Alguns de vocês já sussurraram no ouvido dela "eu não quero ouvir, não vamos falar sobre isso no carro quando estivermos voltando." Alguns de vocês já sussurraram no ouvido dela "me desculpe, eu vou melhorar, vamos para o próximo assunto, rápido." Como ousa? Quem você pensa que é? Abusando de uma mulher, negligenciando uma mulher. Sendo um covarde, um tolo. Sendo como seu pai Adão. Quem você pensa que é? Você não é Deus. Você é só um homem. E nem um homem impressionante. Não é um homem responsável. Você não é um homem nobre. Você não é um homem respeitável. Você não é responsável em assunto nenhum. Não me importa quão bem sucedido você é, se nesta área você é um fracasso nisso, isso obscurece toda a sua dignidade, apodrece toda a sua masculinidade. Não há desculpa para nenhum homem que diz conhecer o nome de Cristo e trata uma mulher de maneira desonrosa e desrespeitosa. Alguns de vocês estão irados agora "como ele ousa gritar comigo". Este é o Espírito Santo te dizendo que é você. Eu não te citei, ele citou. Você muda agora menininho. Você vai mudar agora mesmo. Fique quieto, ponha as suas calças, arranje um trabalho, cresça e talvez um dia você possa amar uma mulher. Isso é para homens não para meninos. E vocês, homens que estão aqui e as suas esposas estão sofrendo debaixo da sua loucura e fracasso, que vergonha! E que vergonha se você diz que é cristão. E que vergonha se você tem frequentado a Mars Hill. E que vergonha se você tem estado cercado de bons homens e não buscou nenhum deles. Que vergonha se você não se tornou membro e se submeteu a autoridade espiritual. Que vergonha se você não se juntou a um grupo de comunhão pra poder andar em trevas Que vergonha se você aparecer para tomar a ceia que representa o corpo e sangue do seu salvador assassinado com suas mãos e depois usar elas para passar no corpo de sua namorada ou baixar pornografia na internet ou levantar sua mão em ameaça a sua esposa. Que vergonha. Vocês caras são uma piada. E tem muitos bons homens que estão cansados de tentar arrumar a sua bagunça. Então se levante, fique quieto, vire homem, e use toda essa raiva que você está de mim agora para se arrepender. Trate com Deus. Vou deixar vocês pensarem nisso por um tempo. Não vá buscar seus filhos, não levante e saia. Vamos fazer algo que nunca fizemos, vamos passar o cesto, você pode dar seus dízimos e ofertas. No começo dessa igreja em 1995 ou 1996 nós não faziamos isso, eu não queria que ninguém pensasse mal de mim. Eu não liderei bem nessa área. Pessoas vem para a igreja toda a semana e não adoram, elas tomam e não participam. Vamos passar o cesto. Se você está desconectado por favor preencha um dos cartões para visitantes. Milhares de pessoas vazam palas rachaduras. Não perca essa oportunidade de se conectar para que possamos te ajudar. Quando estiver pronto você vem e toma a ceia. Mas você homem, me ouça bem, peça perdão para sua esposa antes de tomar a ceia. Coríntios que diz que se não fizer isso você vai atrair juízo sobre si mesmo. Deus pode até te matar aqui mesmo para te fazer de exemplo. Se você estiver aqui com sua namorada, peça perdão. Se você é um menininho, termine com ela em amor e diga para ela que você não está preparado e que ela merece alguém melhor. Porque as filhas de Deus precisam ser amadas como Cristo amou a igreja. Quando estiver preparado, quando você tiver pensado nisso por um tempo você pode tomar a ceia, dar seus dízimos e ofertas, e depois cante em arrependimento para Jesus. Eu amo você, eu estou furioso com alguns homens. E eu creio que essa ira é de Deus. Você não é bonitinho e ele não está contente. E o tempo é curto.

Deus pai, oro por nós como uma igreja e um povo. E Deus eu oro pelos homens, te agradeço pelos homens bons que te amam e são responsáveis e estão carregando seus fardos. E estão cansados de arrumar a bagunça de menininhos, chauvinistas e covardes. Eu oro por esses homens Senhor Deus, que mesmo durante esse sermão deram aquele olhar para sua esposa, colocando ela no lugar dela. Eu oro pelos namorados que na sua mente estão pensando em maneiras como se safar disso com suas namoradas. Eu oro Senhor Deus que nós nos pareçamos como Jesus e não como Adão. Que amemos nossas esposas como Cristo amou a Igreja. E eu oro Senhor para que os homens peguem toda a raiva que eles tem e invés de usar para brigar tolamente que eles usem para se arrepender humildemente. Eu oro para que nós sejamos homens marcados por arrependimento e amor. E Deus eu oro por aquelas mulheres e seus filhos que sofrem sob homens que são covardes e chauvinistas. Que eles tenham coragem de falar e expressar a sua frustração. E Senhor Deus que isso quebre nossos homens. Em nome de Jesus. Amém.


Fonte: Youtube
Autor: Mark Driscoll